Sabonetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FABRICAÇÃO DE SABONETE E SABÃO DE GLICERINA

Introdução

FICHA TÉCNICA 
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria
Tipo do Negócio: Fabricação de Sabonete e Sabão de Glicerina

APRESENTAÇÃO. Segundo especialistas no assunto, fabricar sabonete e sabão é como cozinhar, basta seguir a receita (no caso, a fórmula básica) e ir acrescentando os ingredientes, porém, primeiro épreciso saber que o sabão é um sal obtido da reação química entre um ácido graxo superior (sebo, gorduras, óleos vegetais e animais) e uma base inorgânica, que pode ser o hidróxido de sódio ou de potássio. Após essa reação é necessária a realização da salgadura com cloreto de sódio (sal de cozinha). Nesse momento, ocorre a separação da “massa” (sabão) e a lixívia (parte líquida). O produto finalobtido apresenta um ponto de fusão entre 230 e 270ºC.

MERCADO. Por se tratar de produto de limpeza o consumo de sabonete é grande, atingindo tdas as classes sociais, porém, é um mercado bastante competitivo devido a presença de grandes fabricantes.

ESTRUTURA. Não se pode indicar com precisão as dimensões de um local e/ou a maquinaria para este tipo de atividade, visto que vai variar de acordocom o tipo do produto.

INVESTIMENTO E PESSOAL. Irão variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

EQUIPAMENTOS. Conforme citado acima, os equipamento irão variar de acordo com o tipo do produto, porém, alguns equipamentos são essenciais para esta atividade, podendo citar:
- Caldeiras (Onde são misturados os ingredientes da fórmula);
- Máquina de Corte (Faz o corte nos tamanhosdesejados (barras));
- Mesa Cortadora (Para o corte em pedaços menores);
- Prensas (Da a forma ao sabão/sabonete, além de gravar o nome do fabricante);
- Tanques de Molde (Faz a modelagem);
- Móveis e equipamentos para o escritório (fax, computadores, etc..).

FÓRMULAS. “As formulações fornecidas são a título indicativo, sem qualquer garantia implícita ou declarada, nem qualquer responsabilidadeassumida por quem as forneceu.
Por consequência, todas as sugestões, todas as fórmulas ou valores indicados, devem ser considerados como indicação orientadora sujeita a sucessivas elaborações e a desenvolvimentos ditados pela experiência de quem os utiliza.”

A GLICERINA. Este termo é destinado ao produto técnico que contém o glicerol puro, o qual é tridroxilado. A glicerina um líquido claro,quase incolor, com um gosto adocicado, mas sem cheiro. Foi preparada pela primeira vez por Scheele, em 1779, mediante o aquecimento do óleo de oliva com litargírio. Na lavagem com água, obtém-se uma solução adocicada, que dá, com a evaporação da água, um líquido pesado e viscoso; seu descobridor denominou-o o princípio doce das gorduras . Em 1846, Sobrero produziu pela primeira vez a nitroglicerinae , em 1868, Nobel absorveu-a em diatomita, tornando seguro o seu manuseio como dinamite. Estas descobertas provocaram aumento na demanda da glicerina.
A demanda era, em parte, satisfeita pelo desenvolvimento de um método, em 1870, de recuperação da glicerina e do sal das lixívias do sabão. Desde 1948, aproximadamente, o glicerol é produzido sinteticamente a partir de matérias-primaspetroquímicas.
Fabricação da Glicerina. A glicerina pode ser produzida por vários processos diferentes, entre os quais são importantes os seguintes:
1) A saponificação dos glicerídeos (óleos e gorduras) para a fabricação do sabão;
2) A recuperação da glicerina formada na hidrólise das gorduras e óleos, visando à produção de ácidos graxos;
3) A cloração e hidrólise do propeno e outras reações que envolvemhidrocarbonetos petroquimicos.
Os novos processos 2 e 3 provocaram uma diminuição dos custos de produção da glicerina.

SABÕES DE GLICERINA. Há dois tipos de sabões de glicerina:
- Os que contém qualquer substância emoliente;
- Os que contém glicerina com a função hializantes, são os sabões transparentes.
Fórmula: 
Prepara-se um sabão de pasta de glicerina muito bom com a seguinte fórmula...
tracking img