Sabonetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A palavra portuguesa "sabão" provém do latim sapo ("sabão"). O termo latino, por sua vez, tem origem no germânico *saipo .O latim sapo é cognato com a forma latina sebum, "sebo".
O sabonete surgiu por volta do ano de 1878, nos Estados Unidos, através dos inventores Harley Procter e James Gamble. A descoberta revolucionou porque até então só existia o sabão, que possuía um cheironão muito agradável. O novo sabão era branco, cremoso e perfumado. Isso porque para fazer sabonete utiliza-se ingredientes com maior teor de pureza, adiciona-se essências, branqueadores e corantes.
O sabão limpa porque as suas moléculas se ligam tanto a moléculas não-polares (como gordura ou óleo) quanto polares (como água). Embora a gordura geralmente adira à pele ou à roupa, as moléculas de sabãoligam-se à gordura e tornam-na mais fácil de ser enxaguada em água. Quando aplicada a uma superfície suja, a água com sabão mantém as partículas de sujeira em suspensão, para que o conjunto possa ser enxaguado com água limpa.
O hidrocarboneto dissolve sujeira e óleos, enquanto que a porção ionizada torna o sabão solúvel em água. Assim, permite que a água remova matéria normalmente insolúvel emágua, por meio da emulsificação.
O sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos.
Do ponto de vista químico, o sabão é um sal de ácido graxo. Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio e de potássio e carbonato de sódio, todos álcalis (bases)historicamente lixiviados das cinzas de madeiras de lei. A reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação. A gordura e as bases são hidrolisadas em água; os gliceróis livres ligam-se com grupos livres de hidroxila para formar glicerina, e as moléculas livres de sódio ligam-se com ácidos graxos para formar o sabão.
Muitos produtos de limpeza atuais não são tecnicamente sabões, masdetergentes, de produção mais barata e simples.
A limpeza da pele é necessária em termos de higiene e saúde pessoal. Durante esse processo ocorre uma interação complexa entre a superfície da pele (estrato córneo), a sujeira ambiental, as secreções do corpo e o agente surfactante. O uso de sabonetes pode ter profundo impacto no tratamento dermatológico, especialmente no tratamento de peles sensíveis oude áreas com infecção secundária. Por isso, abordaremos os diferentes tipos de sabonetes disponíveis na atualidade.

Sabão Azul e Branco.

TIPOS DE SABONETES E SUA UTILIZAÇÃO NA ESTÉTICA

Sabonetes e limpadores

Geralmente a limpeza é realizada com o sabonete. O sabonete é obtido através da reação química entre uma gordura e uma base alcalina, resultando em um sal de ácido graxo compropriedades detergentes. Melhora no produto final inclui, por exemplo, ajustes no pH alcalino para diminuir a irritação da pele. No entanto, o sabonete moderno é basicamente uma mistura de sebo e óleo de noz ou de ácidos graxos derivados destes produtos, em uma proporção de 4:1. O aumento desta proporção resulta em um sabonete supergorduroso (“sabonete hidratante”) que deixa uma película oleosa sobre apele.
Produtos de limpeza em barra e líquido podem ser divididos em três tipos básicos:

1. Sabonetes verdadeiros compostos de uma longa cadeia de sais alcalinos de ácidos graxos com um pH entre 9 e 10
2. Combars (barras combinadas) compostas de sabonetes alcalinos cujas superfícies foram adicionados agentes ativos, também com um pH de 9 a 10
3. Syndet ou detergente sintético, barrascompostas de detergentes sintéticos que contenham menos de 10% de sabonete e que tenham um pH ajustado de 5,5-7(7,8).
O objetivo do desenvolvimento de novos detergentes sintéticos é fornecer um produto que seja menos irritante para a pele do que os sabonetes tradicionais. O pH normal da pele é ácido, entre 4,5 e 6,5. Aplicando o sabonete alcalino, teoricamente, aumenta-se o pH da pele, tornando-a...
tracking img