Sabinada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sabinada
A Sabinada teve como motivos principais:
A recusa da população baiana em aceitar os governantes impostos pelo governo central, com sede no Rio de Janeiro;
Os boatos de que o governocentral convocaria os baianos para combater os farroupilhas no Rio Grande do Sul.
Diante disso, um grupo de militares baianos rebelou´-se, liderado por Francisco Sabino Vieria da Rocha. Conhecido como“Dr.Sabino”, esse médico e jornalista baiano usava o jornal, Novo Diário da Bahia, para convocar o povo à luta pela repúbica e declararam a Bahia separada do Brasil até que D.Pedro de Alcântara atingissea maioridade.
O governo regencial reagiu enviando forças navais que, com a ajuda dos senhores do engenho do interior baiano, cercaram Salvador. Alguns rebeldes, então, ofereceram a liberdade aosescravos que lutassem ao lado deles. Essa medida apavorou os proprietários de escravos. Muitos deles mudaram de lado e passaram a ajudar o governo regencial.
As forças governistas ocuparam Salvador emmarço de 1838 e, para forçar os rebeldes a deixar seus esconderijos, incendiaram bairros inteiros da capital baiana. Mais de 1200 pessoas foram mortas de quase 3mill foram presas. Os líderessobreviventes- entra eles o Dr.Sabino-foram expulsos da Bahia.
==============
Sabinada
A Sabinada teve como motivos principais:
A recusa da população baiana em aceitar os governantes impostos pelogoverno central, com sede no Rio de Janeiro;
Os boatos de que o governo central convocaria os baianos para combater os farroupilhas no Rio Grande do Sul.
Diante disso, um grupo de militares baianosrebelou´-se, liderado por Francisco Sabino Vieria da Rocha. Conhecido como “Dr.Sabino”, esse médico e jornalista baiano usava o jornal, Novo Diário da Bahia, para convocar o povo à luta pela repúbica edeclararam a Bahia separada do Brasil até que D.Pedro de Alcântara atingisse a maioridade.
O governo regencial reagiu enviando forças navais que, com a ajuda dos senhores do engenho do interior...
tracking img