Rutherford Fisica e Quimica A 10ºanoi

512 palavras 3 páginas
Contributo de Rutehrford para o conhecimento da quimica

Ernest Rutherford nasceu a 30 de Agosto de 1871 em Nova Zelândia.
Iniciou a sua carreira no campo da radiotividade descobrindo o conceito de meia-vida radioativa, provando assim que a radioatividade é a causa da transmutação de um elemento químico em outro. Ainda no campo da radiotividade fez pesquisas relacionadas às particulas alfa e beta.
Em 1911 Rutherford defendeu que os atómos têm a sua carga positiva concentrada num pequeno núcleo.
Com o objetivo de investigar a estrutura do atomo foi realizada uma experiencia cientifica em 1909 onde Rutherford utilizou um metodo que ficou conhecido como "exeperimento de Rutherford" na qual utilizava uma fonte radioativa para emitir partículas alfas, um contador geiger (um detetor de radiação), e uma fina lâmina de ouro que continha uma camada de atomos. Nessa experiencia ele mediu o numero de particulas de alfa que atravessavam essa lâmina de ouro e porém apercebeu-se que embora muitas das partículas atravessam a lâmina existiam um número muito pequeno de partículas alfa que eram refletidas ou sofriam desvio por esta lâmina. Figura 1 (experiencia de rutherford)

Em 1911, Rutherford apresentou a sua teoria para o seu modelo planetário onde afirmou com seu experimento, que o átomo não era apenas uma esfera maciça de carga elétrica positiva Segundo Rutherford, o átomo teria na verdade um núcleo de carga elétrica positiva de tamanho muito pequeno em relação ao seu tamanho total, sendo que este núcleo, que conteria praticamente toda a massa do átomo, estaria sendo rodeado por elétrões de carga elétrica negativa, os quais descreveriam órbitas helicoidais (repetem movimentos circulares) em altas velocidades. Para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo, a eletrosfera seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um

Relacionados