Ruralidade e mobilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Área de Competência – Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC)
Núcleo gerador 6: Urbanismo e Mobilidade Domínio de Referencia: DR1- Contexto Pessoal Tema: Construção e Arquitectura Competência: Associar conceitos de construção e arquitectura à integração social e à melhoria do bem-estar individual Formadora: Sara Gonçalves Formanda: Sónia Silva Freitas Data: 14/05/2010

Construção e ArquitecturaFicha de trabalho
I - parte

1. Segundo o artigo 65ºda Constituição Portuguesa, que se refere à habitação e Urbanismo, diz que Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar. E com a entrada em vigor desse decreto de lei, as câmaras derrubaram as barracas ecom isso tiveram a necessidade de construir novas habitações para realojar essas mesmas pessoas. E ao fazerem isso, nasceram os bairros sociais, e as suas problemáticas, ou seja começaram a juntar vários tipos de pessoas com vivencias totalmente diferentes, etnias, percursos de vida, sejam eles de

toxicodependência, prostituição, culturas diferentes (ciganos, negros), aliado muitas vezes aisto o baixo nível escolar, o que vai gerar um clima de tensões e intolerância que por vezes acabam em episódios de violência e o que leva à necessidade da intervenção da força policial.

2.1. Este tipo de habitação representa uma casa típica Alentejana, devido à zona do Alentejo ser de bastantes planícies, poucas sombras, e onde o sol é predominante, atingindo temperaturas elevadas, as casas sãocaiadas de branco para ajudar a reflectir os raios de sol e manter a temperatura mais amena. As casas apresentam umas barras azuis ou ocre em torno das portas e janelas para que os insectos não entrem tão facilmente, pois eles são atraídos pela cor branco, desviando-se assim das portas e janelas.

2

Construção e Arquitectura
A casa está dividida por duas zonas: Zonas sociais: cozinha; salade estar; sala de jantar; casa de banho; espaços abertos. Zonas privadas: quartos; casa de banho privativa.

2.2. A minha habitação é de tipologia T2, e está dividida em vários espaços entre eles: Zonas sociais: cozinha; hall; sala de estar; sala de jantar; varanda; e casa de banho de serviço. Zonas privadas: quartos; e casa de banho privativa.

3.1. Uma vez que a sala é aparentemente a divisãomaior da casa optaria por fechar a varanda (se o resto dos condóminos

concordassem) e retirar um pouco do comprimento da sala, para que assim ficasse com um escritório bastante confortável. Mas, se eu não pudesse fechar a varanda optaria talvez por prescindir de uma casa de banho e transforma-la no meu escritório.

3.2. Observando a minha planta também escritório, arquitectónica, optariae por eu um a

fecharia

3

Construção e Arquitectura
varanda, alterando-a assim para um escritório, mas eu já propus essa alteração ao resto dos condóminos do meu prédio mas, não foi aprovado por eles, devido a não estragar a estética do mesmo. E como não tenho mais nenhuma divisão possa alterar, continuo com o escritório no quarto de hóspedes.

3.3. Os espaços verdes, sobretudo asárvores além de adornar qualquer cidade, possuem um elevado valor ecológico devido sobretudo ao seu contributo para a purificação do ar, retiram dióxido de carbono, gases tóxicos da atmosfera e diminuem a poluição causada pelos veículos motorizados, conferem uma protecção contra os ruídos das cidades diminuindo a poluição sonora e o impacto das chuvas. As árvores tem a importante função de melhorar aqualidade do ar produzindo oxigénio essencial para a nossa qualidade de vida e sem o qual não conseguimos sobreviver, possuem também um filtro contra bactérias e retêm cerca de 3 a 6 vezes mais poeiras que as superfícies planas e regularizam a humidade atmosférica e a temperatura.

Melhoram o microclima da cidade, promovendo a conveniente circulação de água e do ar, proporcionam sombra e...
tracking img