Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HUNTER, James C; O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro. 2004.

O Livro “ O Monge e o Executivo” conta a história de um executivo chamado de John Daily, Gerente geral de uma grande indústria, um homem bem feito na vida, Casado com Rachel, ele formado em administração e ela em psicologia. Rachel, porém, uma mulher fértil, onde, vieramadotar um filho, logo, chamado de John Jr. Depois de dois anos a mesma com algo milagrosa veio a ficar grávida de uma menina, que passou a ser chamada de Sara. Com uma família bonita, vida bem sucedida, não faltava motivo para se orgulhar. Mas o tempo se passou as coisas começaram a mudar a sua esposa, passou a cobrar mais atenção, pois percebia que seu relacionamento estava se desandando, seusfilhos não eram mais aqueles anjinhos que pareciam ser. No entanto, sua vida passou por uma reviravolta, tudo parecia dar errado, seja na família, trabalho e lazer.
Contudo, passou a ser um homem preocupado, nervoso, não conseguindo separar o que estava acontecendo, deixando-o levar em sua vida seus problemas, disfarçando em uma mascara que só o encobriam seus problemas, mas não a sua companheira.Que logo, pediu-lhe que fosse conversar com o pastor, onde o mesmo indicou que fosse ao mosteiro. De cara, não veio aceitar o fato, mas com pedidos de sua mulher, aceitou com um sentimento de tristeza, mas ficou também curioso, pois o pastor lhe comunicou que lá também tinha um ex-executivo chamado de Leonardo Hoffman,um renomado empresário, famoso por suas conquistas e administrações, que largoutudo para viver isolado no mosteiro, que com o passar dos tempos veio a ser chamado de irmão Simeão pelo o reitor James. 
John teve sua escolha própria passar uma semana em um mosteiro ao norte de Michigan, após ser convencido por sua esposa. Ao chegar ao mosteiro, logo, Douglas informa-se das regras locais para os sete dias de permanência. Lembra-se de perguntar por Leonard Hoffman, querconhecê-lo, conversar sobre vários assuntos. Descobre que, ali, Hoffman tem um nome diferente: Simeão, nome que o tem acompanhado, aparentemente por estranha coincidência durante toda a sua vida. Então, passou a viver a jornada, que de fato que foi imposta, no entanto, tendo que acordar cedo, mas se dedicando com respeito os horários estabelecidos, porém, com uma curiosidade enorme de conhecer o Lenhoffmam. Veio a conhecê-lo em uma situação inesperada, quando chegou em seu quarto e deparou com o irmão Simeão que era o Len Hoffmam. Com isso, tiveram uma boa conversa, conhecendo-os e combinando de dialogarem mais durante a semana que passara no retiro. Quando John, veio em mente todas as suas dúvidas, a respeito de Simeão, os pensamentos de Rachel e seu sonhos que dizem “ache Simeão- ache Simeão eouça-o!”.
Dando início ao retiro, juntaram-se, e o Simeão apresentou-se ao grupo, falando de suas experiências, como administrador e também conhecendo cada um que estavam ali presentes, falou e fez algumas colocações, demonstrando a diferença do poder e de autoridade e cobrando de que cada um deve tomar decisões pessoais sobre a aplicação destes princípios a suas vidas. E como se obtiver aliderança. O grupo é dividido em seis componentes, que participam do retiro, que são eles; Lee, o pregador, Greg, um jovem sargento do Exército bastante vaidoso. Teresa, de origem hispânica, diretora de uma escola pública, Chris, uma mulher negra, alta e atraente, treinadora do time de basquete da Universidade Estadual de Michigan. Uma mulher chamada Kim enfermeira-chefe do Centro Neonatal do HospitalProvidence no sul do estado e John Daily. Juntou-se o pensamento de todos e chegando a um consenso sobre liderança definiu: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. E pegando pensamento do “sociólogo Max Weber”, o pregador definiu com suas palavras a diferença de poder e autoridade.
Poder: È...
tracking img