Rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTICULARIDADES DA CONTABILIDADE RURAL
Eduardo da Silva Amorim Egresso do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas ICE

Introdução O Setor Agrícola apresenta particularidades que o diferencia dos demais setores da economia. O clima determina as épocas de plantio, tratos culturais, colheitas, escolha de variedades e espécies, vegetais e animais. Algumas fases do processo produtivose desenvolvem sem a existência de trabalho físico. Não há flexibilidade para alterar a seqüência da produção e a terra é participante da produção. Além disso, o empresário rural se depara com um Sistema de Competição Econômica que o impede de controlar o preço de seus produtos, que ditado pelo mercado, pode ser até inferior aos custos de produção. Há o alto custo de saída e/ou entrada paraalgumas culturas, como por exemplo, a de café, devido à exigência de altos investimentos em benfeitorias e máquinas e os produtos não são uniformes, acarretando custos adicionais com a classificação e padronização (CREPALDI, 1998). Da mesma forma, a Contabilidade Rural, que abrange não só o Setor Agrícola, mas também as atividades zootécnicas e agroindustriais, contém peculiaridades que a distingue deforma acentuada da Contabilidade aplicada a outros setores. Não só pelas particularidades da Contabilidade Rural, mas principalmente pela importância desta contabilidade para o empresário rural, é que o presente artigo visa abordar as características deste ramo da Contabilidade e analisar o resultado de uma pesquisa de campo, na qual se procura identificar o nível de conhecimento do profissionalcontábil quanto a este assunto.
Durante a execução e o controle das operações da empresa rural, a Contabilidade Rural é tida como principal instrumento de apoio à tomada de decisão. Ela, como parte integrante do sistema de informação da empresa, coleta e processa dados que vão gerar relatórios contábeis. Estes relatórios vão proporcionar à gerência um fluxo contínuo de informações sobre os maisvariados aspectos econômicos e financeiros da empresa.

É notória a relevância da Economia Agrícola para o Brasil, inclusive do ponto de vista de sua contribuição significativa para manter o homem no interior, diminuindo o êxodo rural e desenvolvendo cidades no interior dos Estados brasileiros.

Objetivo Geral Identificar o conhecimento dos profissionais contábeis das peculiaridades daContabilidade Rural.

Objetivos Específicos Os objetivos específicos são os seguintes: • Descrever os conceitos da Contabilidade Rural e citar suas principais particularidades. • Analisar os resultados da pesquisa feita por meio de questionário aos Contadores do curso de Pós-Graduação de Ciências Contábeis, com o propósito de detectar o nível de compreensão destes profissionais quanto à ContabilidadeRural, em confronto com a literatura.

Natureza da Pesquisa Na elaboração deste trabalho foi efetuada uma pesquisa bibliográfica envolvendo livros, dissertações, monografias, artigos científicos, publicações em jornais e internet. Entretanto, com o propósito de responder ao questionamento levantado no trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, cuja natureza é descritiva, pois os fatos foramobservados, registrados, descritos, analisados e correlacionados, sem serem manipulados.

Referencial Teórico A Contabilidade é um dos principais instrumentos para embasar a administração moderna nas tomadas de decisões, pois além de identificar, registrar e mensurar os eventos econômicos que alteram o patrimônio de uma entidade, também possibilita a análise dos mesmos (LIBONATI, 1996). AContabilidade Rural também se constitui em uma importante ferramenta de auxílio aos empresários deste setor. A Empresa Rural, ambiente onde ocorrem os eventos econômicos específicos desse setor, é assim definida pelos seguintes autores: Carneiro (apud LIBONATI, 1996), “A Empresa Rural é a organização econômica que se destina à exploração produtiva dos campos”. Crepaldi (1998), “Empresa Rural é a unidade...
tracking img