Ruptura de estruturas devido a a ruptura de solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ruptura de estruturas devido à ruptura de solos

Alexandre Von Frühauf
Estudante, Construção de Edifícios, IFSC Alexandre_vf@hotmail.com

Carlos Heerdt
Estudante, Construção de Edifícios, IFSC carlos.heerdt@gmail.com

Letícia Vieira
Estudante, Construção de Edifícios, IFSC le_v_jc@hotmail.com

Resumo- Este trabalho apresenta um estudo feito sobre ruptura de estruturas da construçãocivil devido a ruptura de solos, foram estudados três casos de rompimento de estruturas, o deslizamento de terra ocorrido no porto Chibatão em Manaus, o desmoronamento de terra que ocorreu nas obras de metrô da estação Pinheiros em São Paulo e também a ruptura de fundações do condomínio Anêmona em Ubatuba no estado de São Paulo, os três casos apresentam como aconteceu as rupturas e principalmenteas causas de sua ruptura.

Palavras-chave: Ruptura de solo. Adensamento. Desmoronamento. Geotecnia.

1 Introdução Um ponto primordial na construção de qualquer estrutura na construção civil que envolve conhecimentos geotécnicos é saber se o solo resiste às solicitações as quais ele será submetido durante e após a execução do projeto.

Se tratando de rupturas teremos um problema diretamenteligado a resistência ao cisalhamento mobilizada pelo solo. Ao analisarmos um perfil de solo, notamos que em qualquer ponto no interior dessa massa existem solicitações tanto por forças devido ao peso próprio desse solo como por forças externas aplicadas. Os esforços resistentes do solo são chamados de tensões, que podem ter sua intensidade conhecida através da força dividida pela unidade de área.A ruptura de um solo, representada de maneira ideal, ocorre por cisalhamento ao longo de uma superfície de ruptura, onde há um deslizamento de uma parte do perfil sobre uma zona de apoio que permanece fixa. A lei de cisalhamento é a relação que une, no momento da ruptura e ao longo da superfície de ruptura, a tensão normal ou tensão de compressão (σ) e a tensão tangencial ou tensão decisalhamento (τ). Podemos avaliar que para qualquer problema de ruptura em Mecânica dos Solos teremos uma superfície de ruptura a qual poderá ser definida como aquela onde, em sua totalidade de pontos, a tensão de cisalhamento atinge o valor limite da resistência ao cisalhamento do solo. A resistência ao cisalhamento de um solo em qualquer direção é a tensão de cisalhamento máxima que pode ser aplicada àsua estrutura naquela direção. Ao atingir-se este máximo constata-se que o solo rompe, tendo sido totalmente mobilizada a resistência do solo. Outro fator que acaba afetando a estabilidade das estruturas está relacionado a deformação ao longo do tempo, ou seja, ao adensamento. Em comparação com as areias, o material argiloso possui baixa permeabilidade e incapacidade de dissipar rapidamente aspressões neutras provenientes das solicitações que possam nele atuar. A deformação das argilas pode se dar das seguintes formas:

a) Deformações primárias: decorrente da expulsão de água dos vazios do solo, que por se tratar de um material pouco permeável, acaba sendo um processo lento. A analogia proposta por TERZAGHI (1923) foi bastante difundida como modelo de previsão do adensamento primário,ocorrido em solos saturados.

b) Deformações secundárias: decorrentes da total dissipação das pressões neutras. Estas deformações são observadas em todos os materiais, porém no caso dos solos acabam sendo mais perceptíveis. A água desempenha papel fundamental na ligação entre os minerais de argila. Na medida em que algumas dessas ligações são destruídas por expulsão da água absorvida no local,as forças são transmitidas para contatos vizinhos e, devido ao acréscimo de carregamento, estes rearranjos são acompanhados de pequenos deslocamentos. Portanto para garantir a estabilidade de um terreno teremos que garantir o equilíbrio total das partes ligadas ao projeto. Daremos enfoque neste artigo a casos

onde houve a extinção desse equilíbrio, que acabaram assim por gerar um perfil de...
tracking img