Rugby

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA


A INCLUSÃO DO RÚGBI NA ESCOLA


2 INTRODUÇÃO


No processo de ensino aprendizagem o professor de Educação Física deve proporcionar aos alunos experiências motoras diversificadas que as motivem a participarem das aulas. No entanto, as escolas podem apresentar uma série de obstáculos para o ensino to Rúgbi. Quanto a isto o professor deve prestar muita atenção paramanter a segurança individual de seus alunos. As formas adaptadas e propostas pela Federação Portuguesa de Rúgbi(F.P.R) para o ensino do rúgbi na escola privilegiam a circulação de bola e o reposicionamento constante dos jogadores, devendo ser evitado o confronto físico entre os alunos e o jogo deve ser estendido como um meio e não como um fim.


3 JUSTIFICATIVA


O Rúgbi é umamodalidade desportiva que para além da alegria e prazer que dá a quem o pratica, favorece o desenvolvimento de valores educativos e sociais importantes, que colaborariam com o ensino aprendizagem, como a solidariedade, a disciplina, a camaradagem, o rigor, o espírito em equipes, facilitando a inclusão e realização pessoal.


4 PROBLEMATIZAÇÃO


O maior entrave para a inclusão do Rúgbi naescola é a falta de conhecimento dos profissionais quanto a modalidade. Ao assistir vídeo sobre o esporte, vemos muitas jogadas violentas, agressivas, o que remete as pessoas pensarem se seria viável a inserção desse esporte no âmbito escolar. Não que não existam formas de ensinar o rúgbi na escola, mais é um desafio.


5. HIPÓTESES


Supõe-se que o Rúgbi não é trabalhado como conteúdocurricular da Educação Física em função da falta de divulgação do esporte pela mídia. Acredita-se que na inserção do Rúgbi no conteúdo escolar da Educação Física. As escolas vão conhecer um esporte que contempla todos os tipos físicos. A pratica do Rúgbi, dentro das aulas de Educação Física poderá posteriormente, ser utilizada pelos alunos como uma alternativa de lazer durante o tempo livre.

6OBJETIVOS


6.1 GERAL


Analisar como o Rúgbi pode ser trabalhado como conteúdo curricular na Educação Física Escolar


6.2 ESPECÍFICOS


Elaborar uma proposta pedagógica para a inserção do esporte como conteúdo curricular da Educação Física Escolar.
Sistematizar como o Rúgbi pode ser trabalhado nas aulas de Educação Física Escolar na referida rede de ensino.Identificar as condições necessárias para que o Rúgbi possa ser inserido como conteúdo curricular da Educação Física Escolar.

7 REFERENCIAL TEÓRICO


O rúgbi é um dos esportes pioneiros, com pioneiros com bola e muitos o confundem com o futebol americano, porém, quando analisados a fundo, apresentam grandes divergências, como vestimentas de proteção, tempo de jogo, formas depontuar, número de substituições durante o jogo e outras mais. Relatos demonstram que o rúgbi influenciou e serviu como base para criação das regras do futebol americano.


Historicamente, o rúgbi é o nome de uma cidade na Inglaterra, que parece ter doado o nome para este esporte difundidos pelo cinco continentes. Existem algumas controvérsias quanto a origem do esporte, a maisdivulgada é que um jovem inglês chamado Willian Webb Ellis, durante a partida de futebol americano na Rugby School, teria agarrado a bola com as mãos e iniciado uma corrida em direção ao campo adversário. Os colegas indignados com essa atitude tentaram obstruí-lo, mais Ellis só parou quando chegou ao gol do time oponente. (ROSSI;NADAI, 2008, p.131)


O jogo rapidamente se espalhou pelascolônias britânicas, no Brasil o Rúgbi chegou em 1985 com Charles Muller o mesmo homem que trouxe o futebol. Portanto o Rúgbi e o Futebol chegaram juntos ao Brasil, entretanto não logrou de tanto êxito em sua divulgação. Embora, o Rugby se encontre sistematizado a mais de um século, a Associação Brasileira de Rugby só foi criada em 1972. (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY,2011)
Durante o...
tracking img