Rugby

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Incentivação

A prática de esportes é muito importante, pois, ajudam a manter a saúde e quando é praticado em equipe torna-se ainda melhor, pois, aguça características como aprender a dividir e cooperar com seus companheiros.
Para que os senhores possam praticar um esporte coletivo, que não é comum no nosso país. Hoje ministrarei uma aula sobre um esporte coletivo extremamente popular,disputado em mais de 120 países, originário da Inglaterra, de intenso contato físico, onde as grande forças do esporte são Austrália (Wallabies), Nova Zelândia (All Blacks), África do Sul (Springboks), França (Les Bleus), e Argentina (Los Pumas), esse esporte é o Rugby.

História

Inicialmente concebido como uma variação do futebol foi chamado de futebol-rúgbi.
A fundação da Football Associationdeu-se em 26 de outubro de 1863, unificando as regras das principais vertentes do futebol da Inglaterra, durante quase uma década o futebol e o rugby foram o mesmo esporte.
Devido a um desentendimento com um clube de futebol, sobre a retirada de 2 regras do futebol pela Football Association, em 26 de janeiro de 1871 os representantes dos 21 teams da Inglaterra fundaram a Rugby Football Union,primeira entidade controladora do esporte no mundo e as primeiras leis do esporte foram oficializadas em junho de 1871.

Órgão Regulador

Devido a uma discussão sobre a pontuação entre as seleções da Inglaterra e da Escócia em um jogo em 1884, foi criada em 1886 a IRFB - International Rugby Football Board por Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra só aceitou entrar na IRFB em 1890. Em 1998a entidade passou-se a chamar simplesmente International Rugby Board (IRB). There are 118 member unions of the IRB.

O JOGO

Por ter grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rugby union (com 15 atletas), em seguida está o league (com 13 atletas) e a sua variação olímpica o de sete, além dessas variações ainda há o rúgbi de praia, de toque, em cadeira de rodas esubaquático.
O Rugby é disputado por duas equipes, numa partida de duas partes de 45min contínuos, o relógio só para quando algum jogador de linha necessita de cuidados médicos.

• Objetivo do Jogo: marcar o maior número de pontos.

• Bola:
Tem formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela é tratada de modo a facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm à 30,0cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm e possui entre 410 à 460 gramas.

• O Campo
Tem formato retangular, tem comprimento de 144 metros e largura de 70 metros. As áreas denominadas como in-goal , que ficam nas extremidades do campo e onde a bola deve ser apoiada para se fazer o try. A superfície do campo pode ser grama, areia, barro ougrama artificial, não podendo ser, de maneira nenhuma, de concreto ou asfalto.
O H ou paus (marcados em vermelho na figura), como é chamado o “gol” do rugby, deve ter 5,6 metros de largura e, no mínimo, 6,4 metros de altura, o jogador deve chutar a bola entre o H e o travessão para pontuar.
O campo também deve apresentar pintado de maneira sólida a linha do meio campo, as linhas de meta e aslinhas dos 22 metros bem como as linhas laterais (Touchlines). A linha do meio campo é de onde se recomeça a partida depois de um try. As linhas de metas são as linhas que definem onde começa o in-goal e sobre onde os H’s devem ficar.
De maneira tracejada, devem ser marcadas as linhas dos 10 metros, as linhas dos 15 metros e as linhas dos 5 metros. As linhas dos 10 metros são linhas que marcam adistância que a bola deve percorrer depois o início ou reinício de uma partida. As linhas dos 5 metros são linhas que marcam essa mesma distância em relação as laterais e é a distância mínima que os jogadores devem ficar durante a cobrança de um line-out (lateral). Por fim, as linhas dos 15 metros demarcam essa distância das laterais do campo e é o limite máximo que os jogadores forwards devem...
tracking img