rtretr

12189 palavras 49 páginas
TCO

Modulo TCO
Documentação de Projeto
Um modelo para especificação de requisitos
(Volere)

http://www.volere.co.uk/template.htm

02/08/2014 – Metodologia Volere.ppt
Prof. Alexandre Atanes de Jesus

TCO
O Volere
(Voh-lair-ray) do verbo italiano querer, ou desejar.
É um Modelo de Especificação de Requisitos e análise de recursos de negócios que já provou ser um recurso valioso para as organizações em todo o mundo, economizando tempo e dinheiro nas suas atividades de levantamento e documentação de requisitos de sistemas. Ele apresenta um modelo sólido que serve de excelente guia para se escrever especificações adequadas as exigências dos clientes.

Ele traz todos os principais tópicos e assuntos que devem tratados durante o levantamento de requisitos de uma aplicação / sistema, o que é muito importante nessa fase, pois, qualquer “engano” ou “esquecimento” no levantamento de requisitos pode representar uma falha grave na concepção / desenvolvimento da aplicação, gerando total insatisfação dos clientes e usuários.
Nós usamos o Volere como referência para a elaboração da documentação dos projetos que são trabalhados no módulo de TCO nas aulas de laboratório!

02/08/2014 – Metodologia Volere.ppt
Prof. Alexandre Atanes de Jesus

TCO
A estrutura do Volere
Podemos dizer que ele está dividido em 5 partes distintas:
1. Diretivas do Projeto
Descrever todas as “forças” que direcionam o projeto. Um software é desenvolvido por alguém, para alguém, possui alguma finalidade e terá algum usuário. Quem são esses atores? Por que dizer que eles direcionam o projeto? Por que o projeto está sendo desenvolvido? São perguntas que devem ser respondidas nessa parte da documentação. 2. Restrições do Projeto
Levantar todas as restrições explicitadas pelo cliente para o desenvolvimento do projeto.
Devem ser listadas as restrições a sistemas operacionais, hardware, soluções de apoio ao produto final, restrições de tempo e de orçamento, entre

Relacionados

  • Caracteres
    751 palavras | 4 páginas