rp_governamental

1061 palavras 5 páginas
Portal RP-Bahia www.rp-bahia.com.br RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS
Marcello Chamusca
Márcia Carvalhal
CONCEITO
As Relações Públicas governamentais se referem ao gerenciamento das redes de comunicação formais inseridas nas organizações públicas, em todos os âmbitos, federal, estadual e municipal, e que têm como tarefa, difundir junto à opinião pública, questões ou temas significativos que ocorrem na esfera governamental – visando o conhecimento e a participação do cidadão além de criar estratégias para soluções de conflitos dos seus públicos internos (funcionalismo públicos) e externos (população). Seu traço distintivo é a persuasão, principalmente através de mecanismos de propaganda ideológica.

CARACTERÍSTICAS
É basicamente usada para divulgação, usa sempre a persuasão para reafirmar questões ideológicas e no Brasil tem uma característica peculiar, ou seja, são exercidas apenas suas funções operacionais de cerimonial e eventos principalmente no Poder Legislativo.

FUNÇÕES
A moderna democracia exige um trabalho de RP que produza um efeito real, positivo, de participação popular. O desinteresse e falta de informação do cidadão são grandes adversários.
Desta forma, o primeiro trabalho dos praticantes dos RP Governamentais é informar, mantendo assim cidadão participativos e integrados na sociedade. Na Primeira Assembléia Mundial de
Associações de Relações Públicas, realizada no México em 1978, estabeleceu-se que de acordo com os antecedentes históricos e a realidade atual das Relações Públicas, a principal meta das atividades governamentais seria a de conseguir o apoio popular. As ações planejadas proporcionariam a integração e o diálogo entre governantes e governados com a finalidade de alcançar a participação em função de um bem comum. Segundo Torquato do Rego, as Relações
Públicas Governamentais têm como função primordial “levar à opinião pública fatos de significação ocorridos na esfera governamental”.

1

Portal RP-Bahia

Relacionados