Rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação natural de Rousseau é uma tentativa de mostrar como as paixões se liberadas da deformação provocada pela opinião social, podem ser moralmente corretas. Se o Emilio afirma Rousseau é umtratado sobre a bondade natural do homem, esta bondade foi fundada sobre a liberdade das paixões.
Educação, bondade, liberdade o homem realmente livre faz tudo o que lhe agrada e convém basta apenasdeter os meios e adquirir a força suficiente para realizar os seus desejos.
Quem faz o que quer diz Rousseau é feliz quando basta a si mesmo.
Qual liberdade poderia existir quando o homem cujas forçassão limitadas se vê impotente diante das paixões de seus desejos.
Para o autor do contrato social a dependência a vontade particular.
Ser livre não seria mais fazer o que se quer, mas sim não estarsubmetido a uma vontade particular.
Para Rousseau, contudo os homens jamais viverão numa sociedade onde as leis da natureza eles podem na melhor das hipóteses, receber uma educação que leve emconsideração uma forma de liberdade que lhes é mais acessível e racional.
A educação deve ser ao mesmo tempo pela e para liberdade da criança e criar a sua volta um clima propício para sua reprodução.
Comseu crescimento, a criança deve ganhar espaço para se deslocar com toda liberdade e praticar jogos que lhe possibilitem exercício dos membros.
Se há algum mal nessa atitude pedagógica, ele énegligenciável.
Se desejarmos que a criança mais tarde se comporte como um homem livre é preciso que ela seja desde o inicio senhora de suas próprias necessidades.
O bom educador não é aquele que torna avida da criança fácil não é tampouco aquele que pratica um modo de vida espartano sem nenhuma consideração por seu ritmo de desenvolvimento.
Numa idade em que impera a fraqueza a criança deve sentir asua debilidade e perceber que os choramingos são inúteis e os gritos não se transformarão em ordens.
Suas necessidades artificiais não podem encontrar nenhuma complacência por parte dos adultos...
tracking img