Roubo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Do Roubo - Art.157, Código Penal
1. RESUMO
Este estudo procura explicitar melhor um dos crimes contra o patrimônio, o “roubo”, que na maior parte dos casos é confundido com o furto. Este estudoprocura verificar as características do roubo, o conceito, objeto jurídico, elementos do tipo, seus sujeitos, etc., ou seja, uma noção geral deste tipo de crime.

2. INTRODUÇÃO
O crime de roubo émuito comum em nosso ordenamento jurídico, este crime é muita vezes associado ao crime de furto, o que não pode ocorrer, visto que o roubo é muito mais grave e ofensivo ao nosso ordenamento do que ofurto. Segundo nosso ilustre professor e doutor Fernando Capez (2012, p.461): “o roubo constitui crime complexo, pois é composto por fatos que individualmente constituem crimes. São eles: Furto +constrangimento ilegal + lesão corporal leve, quando houver.

3. OBJETIVOS
O objetivo deste estudo é conhecer e entender o crime de roubo, com o intuito de conseguir diferenciar este do furto.
4.METODOLOGIA
Para a realização desse estudo, os elementos assinalados serão considerados segundo o livro do Professor e Doutor Fernando Capez, em seu livro Curso de Direito Penal, parte especial.
5.DESENVOLVIMENTO
O roubo constitui crime complexo, pois é composto por fatos que individualmente constituem crimes. São eles: furto + constrangimento ilegal + lesão corporal leve, quando houver. Seu objetojurídico tutela além da posse e propriedade, a integridade física e a liberdade individual, já o objeto material são a coisa alheia móvel e a pessoa humana.
Trata-se de crime comum, ou seja, qualquerpessoa pode praticar, só não pode praticar o possuidor ou proprietário do bem (sujeito ativo).
A ofensa perpetrada no crime de roubo pode ser: a) imediata: é a perpetrada contra o titular do direitode propriedade ou posse; b) mediata: é a empregada contra terceiro que não seja titular do direito de propriedade ou posse (sujeito passivo).
O elemento subjetivo do crime de roubo é o dolo,...
tracking img