Roubo de informacoes e esmpresas que enfrentam esse tipo de ataque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROUBO DE INFORMAÇÕES E EMPRESAS QUE ENFRENTARAM ESTE TIPO DE ATAQUE.¹ Acadêmico: Ronei Bach² RESUMO O presente trabalho vem tratar de um assunto que vem preocupando muito as organizações nos dias atuais, fazendo com que muitas das organizações acabam quebrando, tendo que mudar campos de atuação no mercado ou tomando atitudes que elevam o custo de produção e conseqüentemente o custo adicionado nopreço final dos produtos que chegam ao consumidor, as empresas de serviços acabam por cobrar taxas de segurança para minimizar os prejuízos mediante aos ataques dos rackers que invadem os sistemas e roubam as informações que são de grande valia para a organização, sendo que muitas vezes podem ser formulas segretas de algum produto que a empresa produz.

1 INTRODUÇÃO Nos dias atuais em que tudogira em torno do conhecimento, os dados compilados diariamente por empresas privadas e organizações governamentais sobre seus clientes e parceiros assumem um valor incalculável na luta pela sobrevivência. É com base nessas informações que são definidas as estratégias de mercado. E essas informações não são apenas para oferecer melhores produtos e serviços mais eficazes, mas para superar aconcorrência. Com a introdução de novas tecnologias e o mundo cada vez mais globalizado e a Constante troca de informações entre as organizações, surge um novo tipo de problema, a constante invasão dos sistemas por parte dos rackers, fazendo com que as empresas tenham um motivo a mais de preocupação, pois dependendo do ramo de atuação da empresa qualquer invasão por parte destes pode trazer sériosdanos a organização, sendo que estes roubam senhas, informações importantes, muitos segredos e formulas secretas podem ser furtadas. Casos de roubo de informações afetam gravemente a imagem de uma empresa ao minar a confiança do público em relação a ela.

2 DESENVOLVIMENTO

Na maioria dos países não se tem uma lei especifica que trate dos crimes cometidos pela internet como é o caso de roubo deinformações. Segundo MARIA CRISTINA ELIAS (2012, p. 1)
Recentemente, o ministro da Justiça, José Carlos Dias, reuniu-se com representantes de 32 países em encontro promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). No encontro foi discutida a elaboração de um instrumento legal único, para todos os países integrantes da OEA, voltado para o combate à criminalidade na Internet. Ficouestabelecido que regras conjuntas deverão ser criadas de maneira compatível com as leis internas de cada país.

No Brasil tramitam dois projetos de lei que tratam dos crimes da internet e suas punições, ambos aprovados por unanimidade pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, seno que ambos aguardam o parecer da Comissão de Constituição e Justiça para que os mesmos sejam postos em pratica eregulamentam o que pode ser definido por crime.
Artigo apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de Gerenciamento de Serviços em TI, do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Curitibanos, sob orientação da professora Esp. Adriana A. Fontana.¹ Acadêmico: Ronei Bach² email: roneibach@gmail.com

2

SegundoMARIA CRISTINA ELIAS(2012, p. 1).
Os dois projetos definem como crimes a destruição de dados ou sistemas de computação, a apropriação de dados alheios e o uso indevido de dados ou registros sem que seus titulares tenham consentido. São considerados delitos on-line também a modificação ou adulteração de informações, a programação de instruções que ocasionem um bloqueio do sistema, a retirada deinformação privada armazenada em base de dados e a divulgação de material pornográfico na rede.

2.1 PRATICAS A SEREM ADOTADAS PRA SE EVITAR O ROUBO DE INFORMAÇÕES DENTRO DAS EMPRESAS Muitas são as praticas que podem ser adotadas para que se possa evitar o roubo de informações importantes dentro das organizações, dentre elas podemos citar: evitar o maximo possível de se falar as senhas de seus...
tracking img