Roteiro para vistoria da acessibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA ARQUITETURA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL – ÓRGÃO DE FISCALIZAÇÃO DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA E DA AGRONOMIA Rua Guilherme Alves nº 1010 – Fone: (0xx51) 3320.2100 – 90680-000 – Porto Alegre (RS) – www.crea-rs.org.br

ROTEIRO DE VISTORIA ACESSIBILIDADE A EDIFICAÇÕES, MOBILIÁRIO, ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS URBANOS

O presente roteiro tevepor base o questionário básico do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, editado em outubro de 2004 foi adaptado e atualizado pelos profissionais do Grupo de Trabalho Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos do CREA-RS. Arquitetos integrantes do Grupo de Trabalho em 2004 e responsáveis pela elaboração do roteiro de vistoria:

♦ ♦ ♦ ♦ ♦

Belkis ReginaMenezes Moraes;


Maria Amelia da Silva Rosa; Orildes Tres (Coordenadora); Rosalia Holzschuh Fresteiro e Suzana Costa Barboza.

Flávia Boni Licht;


José Carlos Pereira da Rosa;


Luciane Maria Tabbal;


Margarete Oliveira Cornélio;

Elaborado com o objetivo de auxiliar na busca de obstáculos no ambiente edificado, desde o passeio público até o interior da Sede e das Inspetoriasda Instituição, este roteiro não tem a intenção de absorver todo o conteúdo das normas relativas à acessibilidade. Aponta as principais verificações a serem observadas em edificações, no sentido de assegurar fisicamente o uso e o acesso indiscriminado aos espaços condominiais e de uso público. Revisado em 2007 para ser utilizado como check-list em espaços edificados, almejamos conscientizar esensibilizar a comunidade profissional sobre a importância de implantar espaços e de tomar atitudes que permitam a inclusão sócio-espacial das edificações pelas quais passam a ser responsáveis. Arquitetos que participaram da revisão do presente roteiro de vistoria:
♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

Belkis Regina Menezes Moraes; Fábio Boni; José Carlos Pereira da Rosa; Luciane Maria Tabbal; Margarete OliveiraCornélio; Orildes Tres (Coordenadora); Rosalia Holzschuh Fresteiro; Rosana Oppitz e Suzana Costa Barboza.

INDICAÇÃO DE USO: Primeira etapa: Coleta de dados 1°) Observe o local objeto de análise, conforme coluna "descrição", informando ao lado, se existe ou se atende ao questionamento feito. 2°) Informe abaixo as anotações ou observações pertinentes a cada item. Pronto. A coleta de dados foiconcluída. Segunda etapa: Análise e intervenção · · · Se a resposta for afirmativa, está em conformidade; Se a resposta for negativa, verifique e adote medidas de correção; Se a resposta for "não existe", verifique a necessidade de existência.

Importante lembrar que, dependendo do município onde se localiza o objeto da análise, o código de obras, a legislação municipal e a legislação estadual podemampliar as restrições ou ainda estabelecer medidas mínimas, maiores que as ditadas pelas normas. O presente roteiro de vistoria novamente encontra-se em fase de revisão e de atualização de seus conteúdos, tão logo seja finalizado o trabalho, uma nova edição será publicada. Atenciosamente, Arquiteta Orildes Tres, Coordenadora do Grupo de Trabalho Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços eEquipamentos Urbanos do Crea-RS.

Calçadas
(Item 6.1 e 6.10 da NBR9050/04)
DESCRIÇÃO 01. Tem largura mínima de 120 cm (circulação de uma pessoa em pé e outra numa cadeira de rodas)? 02. No caso de faixa gramada junto ao meio fio, a faixa pavimentada tem largura mínima de 150 cm? 03. Revestimento no piso é antiderrapante? 04. Revestimento do piso é contínuo, sem ressaltos ou depressões? 05.Revestimento no piso tem superfície regular, firme e estável, sem provocar trepidações? 06. Inclinação transversal do piso é de no máximo 3%? 07. A calçada possui inclinação longitudinal de até 5%? 08. Se, a calçada possui inclinação longitudinal maior que 5%, esta inclinação é menor que 12,5%? 09. A calçada tem inclinação contínua? 10. Se existirem degraus em qualquer das inclinações, assinale a...
tracking img