Roteiro do Filme_Alexandria

913 palavras 4 páginas
Roteiro da análise do filme – Alexandria.
1ª) Identificação
a)Título
Alexandria (Ágora)
b) Direção
Alejandro Amenáber, lançado em 2009.
c) Atores principais
Rachel Weisz – Hipátia
Max Minghella – Davus
Oscar Isaac – Orestes
Rupert Evans – Sinésio
Ashraf Barhom – Ammonius
Michael Lonsdale – Téon
Richard Durden – Olympius
Sami Samir – Cirilo
Manuel Cauchi – Teófilo
Homayoun Ershadi – Aspasius
Oshri Cohen – Medorus
Harry Borg – Prefeito Evagrius
Charles Thake – Hesiquius
Yousef’Joe’Sweid – Peter
Andre Agius – Menino
Christopher Dingli – Estudante
Clint Dyer – Hierax
Wesley Ellul – Guarda
George Harris – Heladius
Jordan Kiziuk – Discípulo de Hipátia
Amber Rose Revah – Sidonia

d) Duração
127 minutos (02 horas e 07 minutos)
e) Sinopse
Alexandria retrata de forma realista como era a forma da sociedade daquela época. Uma sociedade machista, intolerante, radical. O filme mostra a história de Hipátia uma filosafa, astrônoma, matemática e independente – estilo incomum para a época. Por ter ao seu lado seu pai – Téon – um homem influente na cidade – ela acabava de ‘’levar a vida’’ que gostaria, ensinando e pesquisando, sem precisar se casar e ser submetida às ordens se um homem. Porem, isso tudo muda de figura quando, aproveitando-se da paixão que o prefeito (ex-aluno de Hipátia) Orestes sente pela mesma, Cirilo, um poderoso líder cristão, derruba o governo romano, passando a atacar todos àqueles que não acreditassem na fé cristã.
Hipátia sofre diretamente com isso, ela é acusada por Cirilo (com base nas escrituras sagradas) de ser ateia e bruxa, e acaba sendo condenada ao apedrejamento. Seu ex-escravo Davus, apaixonado por ela e já convertido ao cristianismo, a salva de tal destino, matando-a asfixiada antes do apedrejamento, para que ela não sofresse.
Durante o filme, percebemos que Hipátia era forte, dedicada, acostumada a questionar tudo até o fim, como forma de aprender mais sobre as coisas do mundo. Ela tenta mostrar isso aos seus

Relacionados