ROTEIRO DE CONSTRU O DO OPERADOR COGNITIVO I

394 palavras 2 páginas
CONSIDERAÇÕES PARA ELABORAR O “OPERADOR COGNITIVO DE VALOR”
CARACTERÍSTICAS
DESCRIÇÃO
Natureza do “operador cognitivo de valor”
Processo de auto análise crítica reflexiva da realidade local/regional visando possibilidades de transformação/mudança
Valores
Não é possível pensar-se com rigor a existência humana sem um conjunto de valores de referência. Pode-se questionar a relevância dos valores assumidos, sua consistência ou seu grau de coerência, mas não sua presença na vida concreta das pessoas. Valor é um fim, algo para o qual a ação humana pode e deve se dirigir, aquilo que “vale a pena”; valor é o que dá sentido à atividade e, no limite, à vida1.
Enfoque
Qualitativo, praxiológico2: busca compreender o fenômeno em seus movimentos e em sua relação com a realidade, observando a transformação e não apenas a sua descrição.
Interesse
Emancipador, ou seja, libertador: visa provocar a reflexão crítica.
Vertente
Dialético3: Político-pedagógico
Compromissos
Propiciar espaços e momentos de posicionamento para com os processos que possibilitam a construção do conhecimento.
Conceitos básicos
Emancipação; decisão democrática; reflexão sobre a realidade; transformação; reflexão critica educativa.
Objetivos
Leitura, releitura reflexiva crítica do contexto local/global; criação coletiva; possibilidades de transformação sobre os movimentos sociais locais/globais; Operador Cognitivo De Valor

Congruente.Felipe A Lima 2014 Você não fica doido (a) quando alguém discursa sobre o que é preciso fazer para melhorar as coisas e como as pessoas deveriam se comportar para atingir um objetivo, mas você percebe que a própria pessoa não faz aquilo que prega?
Muitas pessoas têm ótimos discursos, sabem se expressar com grande facilidade e conseguem influenciar qualquer platéia, mas quando observamos aquilo que estão fazendo, descobrimos que existe um grande abismo entre o discurso e a prática. Tenho quase certeza de que você

Relacionados