Roteamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteamento na Internet
________________________________________
1. Introdução
2. Camada IP - Internet
2.1 Protocolo IP
2.1.1 Formato dos Datagramas
2.1.2 Endereçamento Internet
2.1.3 Classes e Formatos de Endereços
2.1.4 Convenções
2.1.5 Fragmentação
2.1.6 Protocolo ICMP
2.2 Mapeamento de endereços
2.2.1 ARP - Address Resolution Protocol
2.2.2 RARP - Reverse AddressResolution Protocol
2.3 Domínios da Rede Internet
3. Roteamento
3.1 Roteamento Baseado em Tabelas
3.2 Algoritmos de Roteamento
3.2.1 Roteamento Vector-Distance
3.2.2 Roteamento Link-State
3.3 Protocolos de Roteamento
3.3.1 Interior Gateway Protocol (IGP): RIP e OSPF
3.3.2 Exterior Gateway Protocol (EGP)
3.3.3 Border Gateway Protocol (BGP)
4. IP Multicast
4.1 Roteamento Multicast5. Multicast Backbone - MBone
5.1 Roteamento MBone
5.2 Aplicações MBone
6. IP Móvel
6.1 Requisitos do IP Móvel
6.2 Modelo Básico
6.2.1 Requisitos do Modelo Básico
6.2.2 Movendo de Célula para Célula
6.2.3 Loops e Buracos negros
7.Considerações Finais
8. Bibliografia
________________________________________

1. Introdução
A evolução da Internet tem acontecido de formasurpreendente. Existiam algumas centenas de máquinas conectadas a Internet em 1982. Ela era um playground para um grupo de elite de cientistas da computação [HUITE95]. Este número cresceu para 2,5 milhões de computadores conectados em primeiro de janeiro de 1994. Uma estimativa de que 20 milhões de usuários tem acesso a Internet, diferentes tipos de usuário, tais como, professores e estudantes,pesquisadores e homens de negócio, jornalistas e engenheiros; mais da metade dos computadores conectados nos Estados Unidos pertencem a companhias comerciais. Este rápido crescimento de participação internacional e comercial é característica da recente evolução e provavelmente explica o assombroso crescimento nos recentes anos: a rede parece dobrar de tamanho a cada ano.
O usuário deve se perguntarcomo sua mensagem que é enviada pelo correio eletrônico caminha pela grande rede, de um ponto a outro extremo do planeta. Que caminhos a mensagem percorre ? No emaranhado da Internet , esta mensagem com certeza chegará.
Dentro deste contexto, este trabalho se propoê a mostrar como é realizado o roteamento (processo de escolha do caminho através do qual a mensagem é enviada ao destino) naInternet, sua evolução histórica; algoritmos e protocolos; problemas e soluções de roteamento na Internet.
Este trabalho está organizado da seguinte maneira, a seção 2 apresenta os conceitos básicos do IP (Internet Protocol). A seção 3 apresenta os conceitos do roteamento clássico. Nas seções seguintes apresentam tecnologias mais recentes de roteamento. A seção 4 o roteamento multicast, e a organizaçãodo MBone na seção 5. Na seção 6 é apresentado o conceito de mobilidade na Internet. Para finalizar a seção 7 apresenta considerações finais sobre os problemas de roteamento.
________________________________________
2 . Camada IP - Internet
Uma rede TCP/IP é constituída por sub-redes interconectadas por elementos denominados gateways. A princípio, a natureza das tecnologias de comunicação quesão utilizadas nessas sub-redes não é relevante ao escopo das atribuições da arquitetura TCP/IP. Pelo contrário, é exatamente por oferecer um serviço de comunicação de dados, tendo por premissa a integração de sub-redes de tecnologias diversas, que essa arquitetura tem alcançado sucesso no meio acadêmico e comercial.
O elemento gateway é o principal componente de uma rede TCP/IP. Ele possuifuncionalidades específicas que são distintas daquelas normalmente atribuídas ao gateway em redes OSI. A função principal de um gateway TCP/IP é a de realizar o encaminhamento de datagramas IP, sendo responsável pela oferta de todo tipo de interconexão entre sub-redes físicas. Assim, sub-redes interconectadas por gateways constituem uma rede única, geralmente denominada Internet.[BRISA94]
Os...
tracking img