Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão discursiva:

Leia a charge abaixo e responda as questões apresentadas:
A viagem de Mafalda.

1- Analisando a charge, qual a situação-problema que ela evidencia?
A mídiaacobertando a atual condição da sociedade.
2- A charge evoca uma postura crítica ou indiferente de Mafalda, a personagem título? Justifique.
A indiferença que Mafalda expressa faz comque a charge se torne engraçada apesar da trágica situação.

Questão de múltipla escolha:

Ao final da década passada, Kapstein, um especialista em assuntos internacionais escreveu oseguinte acerca dos problemas gerados pela economia global: A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobrezaendêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Aomesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como umaproteção na economia mundial, eles os estão abandonando.
Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes.
I A economia global tem levado os governos nacionais à formulação depolíticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos.
II A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos aoemprego e ao salário.
III A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo.
IV A desigualdade, odesemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista.
Estão certos apenas os itens
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) II e IV
E) III e IV
tracking img