Roteadores cisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Configuração Básica de Roteadores

1° Passo - Logando e entendendo os diferentes modos

O primeiro passo e o mais óbvio é logar no roteador. Geralmente os roteadores Cisco são configurados para aceitar conexões telnet (sem nenhum usuário configurado). Depois que você conectar no telnet (se você não tiver a senha ou o telnet não estiver habilitado, aí é outra história), você vai cair nofamoso "user mode", um modo sem muito acesso que é identificado pelo símbolo:

roteador>

Neste modo, as suas opções são muito restritas, pois grande parte dos comandos são feitos em modo privilegiado (privileged mode) ou em modo de configuração global (global configuration mode).

roteador>?

O modo de identificar a diferença entre os modos é pelo símbolo depois do hostname:

roteador> -user mode
roteador# - privileged mode
roteador(config)# - modo de configuração global

Basicamente, esses são os três principais modos (outros existem, mas são considerados sub-modos, como o de configuracao da interface de rede).

2° passo - Privileged e configuration mode

Após ter efetuado o login via telnet, você já está apto para entrar em modo privilegiado (poucos conseguem isso).Para isso, apenas digite o comando enable.

roteador>enable
Password:
roteador#

Nesse modo as opções são bem maiores e os comandos "debug", "config" e cia jã podem ser utilizados. Para voltar ao modo "disprivilegiado", apenas digite disable.

roteador#disable
roteador>

Para mudar para o modo de configuração, você tem que estar em modo privilegiado e então digitar config. O sistema vailhe perguntar o tipo de configuração desejada, mas o default "terminal" é provavelmente o qual você vai usar.

roteador#config
Configuring from terminal, memory, or network [terminal]?

As outras duas opções são menos utilizadas, pois a "memory" já salva tudo diretamente na memória e a network é utilizada para salvar em um arquivo armazenado num servidor tftp. Para seguir direto para aconfiguração padrão, use config t ou configure terminal, se você gosta de digitar bastante.

roteador#config t
Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.

Para sair do modo de configuração global, use exit ou control+Z.

3° Passo - Comandos básicos

O passo 2 é geralmente o que causa mais confusão. O pessoal procura no Google e lá algumas vezes as informações são dadas aospedaços, como por exemplo "digite ip address xx xx para configurar o IP da máquina”, sem especificar os passos certinhos a seguir. Vou fornecer agora alguns comandos úteis e simples de se fazer, excelentes para quem esta começando.

3.1 - Vendo a versão.

Com o comando show version, você pode obter informações sobre o modelo, versão e etc sobre o seu roteador. Ele pode ser digitado tanto emprivileged mode ou user mode.

roteador>show version

3.2 - Vendo as configurações de rede

As configurações de rede, como o IP, máscara da sub-rede e etc, podem ser vistos de várias formas. O modo mais simples são com os seguintes comandos (todos executados em privileged mode):

show interface - mostra as configurações de todas as interfaces disponíveis;
show ip interface - mostra asinformações referentes a camada 3 das interfaces;
show ip route - mostra a tabela de roteamento.

3.3 - Vendo o arquivo de configuração

O roteador tem dois tipos de configuração. A salva na memória (NVRAM) e a volátil (que se perde quando o sistema é desligado). Uma é conhecida como running-config e a outra por startup-config (a que vai iniciar com a máquina). Para vê-las, digite showrunning-config ou show startup-config. Você precisa estar em privileged mode para executar esse comando.

roteador#show running-config
Building configuration...
Current configuration : 636 bytes
!
version 12.2
service timestamps debug uptime
service timestamps log uptime
no service password-encryption
!
..
3.4 - Salvando a configuração

Quem nunca perdeu um trabalho porque o computador...
tracking img