rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAR AS CAUSAS DE ROTATIVIDADE DOS TRABALHADORES DO SETOR DE PRODUÇÃO DE UM ABATEDOURO DE AVES INSTALADO NO NOROESTE DO PARANÁ.

RESUMO:

Este artigo analisa as causas do índice de rotatividade de trabalhadores de um abatedouro de aves, somente no mês de outubro do ano de 2011. A pesquisa quantitativa aplicada identificou as causas de desligamentos dos colaboradores da empresaanalisada. Com a pesquisa, observou-se que 90% dos desligamentos foram iniciativas dos funcionários, com escolaridade incompleta, ninguém, completou mais de um ano de serviço.

Palavras chaves : Rotatividade

1 Introdução

Identificar a causa que promove o auto grau de rotatividade na empresa Avícola Felipe é o objetivo principal deste trabalho. Segundo Chiavenato (1989, p.33) a rotação de pessoalé expressa através de uma relação percentual entre as admissões e os desligamentos com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de certo período de tempo. É feita em índices mensais ou anuais para permitir comparações, seja para desenvolver um diagnóstico ou tomar providencias ainda que seja de caráter preventivo.
Nesse sentido e após o que fora exposto, formulou-se oseguinte problema de pesquisa: Quais motivos que definem a rotatividade de trabalhadores no abatedouro de aves, Avícola Felipe?
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
Identificar as causas de rotatividade no período do mês de outubro 2011 em um abatedouro de aves localizado no noroeste do Paraná.
1.1.2 Objetivos Específicos
Diagnosticar as causas de rotatividade
Identificar a freqüência darotatividade
Identificar motivos de desligamentos
Essa pesquisa justifica-se pela importância de levantar dados de rotação de pessoal no abatedouro de aves localizado no noroeste do Paraná, para fins de recrutamento e seleção com amostragens teórica.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Recursos Humanos
(LOBO, 1979,p 22) , define a Administração de recursos humanos como sendo uma área em que procura-seplanejar, coordenar e controlar o referido fluxo de recursos humanos de forma que os objetivos da organização sejam atendidos eficazmente.
Segundo Chiavenato (2002, p.19), “quando se fala em administração de recursos humanos, toma-se como referencias a administração das pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papeis”.
Sendo assim, de acordo com AQUINO, (1989,p 71),” administração de recursos humanos, é o ramo da administração que visa promover a integridade do trabalhador e o aumento gradativo de sua produtividade, por meios de coordenação de interesses entre a empresa e a mão-de-obra”
JUCIUS (1979) vêm como sendo campo da administração que tem como escopo planejar, organizar, dirigir e controlar as funções de procura desenvolvimento, manutenção eutilização de força de trabalho com a missão de construir para os objetivos para os quais a empresa foi estabelecida...
2.2 Evolução da Administração de Recursos Humanos
Através da evolução da Administração de RH, passam a ser utilizada técnicas cada vez mais sofisticadas para tanto ocorrem mudanças significativas ao longo das décadas. Segundo TOLEDO, (1989) o órgão de recursos humanos teve seuaparecimento no inicio do século XX, sua evolução acelerada teve início na década de 1920. Com o fortalecimento do movimento sindical, surgiu uma defesa negativa de ordem econômica social, provocada pela revolução industrial auxiliando gradativamente sobre os órgãos de pessoal ou organizações. A carência de mão-de-obra provocada pela primeira guerra mundial foi outro fator que contribuiu para osurgimento dos recursos humanos.
Segundo TOLEDO, (1989), em 1940, um conjunto de técnicas de relações humanas no trabalho foi sistematizado no método chamado (METODO TWI) e nele foram treinados mais de 200.000 mestres ou supervisores nos Estados Unidos. Segundo JIM HUNTZINGER, autor do artigo “As raízes do Lean”.
Os treinamentos dentro da indústria foram iniciados durante a segunda guerra...
tracking img