Roscas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

ADILSON RODRIGUES DE ALMEIDA
















EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA



















ARARANGUA
2012
aDILSON RODRIGUES DE ALMEIDA













EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA








Trabalho apresentadoao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.




Prof. Jamile Ruthes Bernardes
Leliana Aparecida Casagrande Luiz
Rosimeire Midori Suzuki Rosa LimaThiago Augusto Domingos
















Ararangua

2012

1. INTRODUÇÃO


O termo gestão ambiental é bastante abrangente. Ele é freqüentemente usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos, como por exemplo: gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de parques e reservas florestais, gestão de áreas deproteção ambiental, gestão ambiental de reservas de biosfera e outras tantas modalidades de gestão que incluam aspectos ambientais.
A gestão ambiental empresarial está essencialmente voltada para organizações, ou seja, companhias, corporações, firmas, empresas ou instituições e pode ser definida como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais quelevam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.
A empresa que passa a preocupar-se com as questõesambientais, assume a sua interferência sobre o meio ambiente e, ao mesmo tempo, busca formas para minimizar os efeitos da poluição. Uma nova postura passa a ser adotada com relação aos processos executados, até então não levada em conta, ou seja: “como os processos afetam o meio ambiente?” A ordem passa a ser: mudar o processo para acabar com o resíduo; agir nas fontes geradoras; minimizar a emissão;valorizar o resíduo para reaproveitá-lo e, só em último caso, tratá-lo e descartá-lo.

















2. DESENVOLVIMENTO
2.1 - CITAÇÃO DIRETA LONGA


Para Costa, C. R. da al. ''A preocupação Socioambiental no Contexto Empresairal''.
Para Hart et al. (2004), o interesse crescente pela sustentabilidade se deve por quatro fatores essenciais.O primeiro é a crescimento da industrialização e suas implicações, como aumento do consumo, poluição e geração de resíduos. O segundo fator está no aumento da cobrança de atitudes conscientes por parte dos stakeholders. O terceiro item se relaciona com as novas tecnologias que se apresentam como soluções que podem tornar obsoletas a forma de produção de muitas indústrias atuais. Finalmente, oquarto fator está relacionado com aumento da população, pobreza e desigualdade social.


Nas duas últimas décadas, essas questões têm exercido uma maior influência nos custos econômicos e a proteção do meio ambiente têm se tornado um importante campo de atuação para governos, indústrias, grupos sociais e indivíduos. A produção sustentável e o desenvolvimento de produto são desafios dasindústrias no século 21, à luz da crescente pressão ambiental. As operações industriais, neste mesmo período, experimentaram mudanças radicais com implicações significativas, principalmente com a introdução das normas de gestão pela qualidade ambiental, a exemplo da série ISO 14000.
Os custos da poluição têm se elevado grandemente, cujos custos totais para remediação dos...
tracking img