ROQUEAMENTO

2333 palavras 10 páginas
Nem só o padeiro faz roscas

Para montar conjuntos mecânicos, usam-se os mais diversos processos de união das diversas partes que os compõem. Assim, é possível uni-los por soldagem, por rebitagem, por meio de parafusos... Tudo vai depender do uso que se vai fazer desse conjunto. Por isso, é só olhar à sua volta para perceber a importância dos parafusos e das roscas nas máquinas e utensílios que usamos todos os dias.
Para fabricar parafusos e porcas, é necessário executar a operação que vamos começar a estudar nesta aula. Fique ligado.

O primeiro faz tchan, o segundo faz tchun, o terceiro...
Todo mundo já viu uma rosca: ela está nas porcas e parafusos em brinquedos, utensílios, máquinas. A operação que produz os filetes de que a rosca é composta chama-se roscamento. O roscamento produz uma rosca com formato e dimensões normalizadas.
Como a rosca pode ser interna (na porca) ou externa (no parafuso), o roscamento também é chamado de interno ou externo.
Nesta aula, começaremos pela operação de roscamento interno que é realizada com uma ferramenta chamada macho para roscar. Ele é geralmente fabricado de aço rápido para operações manuais e à máquina.

129

Os machos para roscar manuais são geralmente mais curtos e apresentados em jogos de 2 peças (para roscas finas) ou 3 peças
(para roscas normais) com variações na entrada da rosca e no diâmetro efetivo.

O primeiro tem a parte filetada (roscada) em forma de cone. O segundo tem os primeiros filetes em forma de cone e os restantes em forma de cilindro. O terceiro é todo cilíndrico na parte filetada.
Os dois primeiros são para desbaste e o terceiro é para acabamento.

Os machos para roscar à máquina são apresentados em uma peça e têm o comprimento total maior que o macho manual.

130

Os machos são caracterizados por:
• Sistemas de rosca que podem ser: métrico (em milímetro),
Whitworth e americano (em polegada).
• Aplicação: roscar peças internamente.
• Passo medido pelo sistema

Relacionados

  • Programacao Torno CNC
    22363 palavras | 90 páginas