A HISTÓRIA FICCIONADA EM GALVEZ IMPERADOR DO ACRE

2252 palavras 10 páginas
A HISTÓRIA FICCIONADA EM GALVEZ IMPERADOR DO ACRE

Helena Pâmela¹
Kedson Grana GrandaL²

RESUMO
Este presente artigo tem o propósito de discutir a parodização histórica e literária na narrativa de Galvez imperador do Acre, do amazonense Márcio Souza, publicada em primeira edição no ano de 1976. A narrativa, entrecruzada de referências que dialogam entre si em retomadas históricas e literárias, conta as aventuras do espanhol Luiz Galvez, passadas no fim do século XIX e são vazadas sob o signo do humor e da ironia, no limite entre a história e a ficção.
Palavras-chave: Ficção; História; Paródia.

ABSTRACT
This present article aims to discuss the historical and literary parody observed in the book Galvez imperador do Acre, written by Márcio Souza, which was first published in 1976. This literary work, based on interconnected historical references, reports the Spanish Luiz Galvez`s adventures in the late 19th century filled of humor and irony, in a limit between history and fiction.
Keywords: Fiction; History; Parody.

______________________________________
¹Graduanda de Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas.
²Graduando de Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas.

INTRODUÇÃO

Na narrativa contemporânea a ruptura das fronteiras entre ficção e história é uma forma estética muito comum. Em Galvez imperador do Acre, do escritor amazonense Márcio Souza, o recurso ao factual não é apenas o pano de fundo para ambientar a ficção, mas parte integrante e essencial a invadir a trama e também a deixar-se embeber por ela. O leitor mais atento certamente desejará confirmar cada detalhe, assim como o fez o leitor de “O pêndulo de Foucault”, de Umberto Eco, que questionou o rigor histórico com que foi construído o palco do romance. O escritor italiano narra esse episódio em “Seis passeios pelo bosque da ficção” para demonstrar como algumas vezes é

Relacionados