Romero britto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




Nas experiências do dia-a-dia, nosso olhar pode atuar de modo mecânico, condicionado, e muitos aspectos relativos ao universo visual, por conta disso, não são percebidos. As visualidades de um caminho que percorremos diariamente, por exemplo, parecem não despertar nossa atenção e reflexão. É nesse cotidiano, marcado pela rotina que a arte estabelece diversas relações comas pessoas, relações que são movidas pelas emoções, motor necessário para que haja uma comunicação entre a arte e ser humano.

Diante disso, sabemos que a arte é uma das manifestações culturais humanas mais dignas de respeito e reconhecimento. Um exemplo significativo da arte intrinsecamente ligado ao cotidiano das pessoas é o Romero Britto, que está presente de maneira definitiva nouniverso da arte com suas obras e é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego.

Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém coresvibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias.

Diante de tanta violência urbana, em que as pessoas estão vivendo sem paz social, diversos artistas plásticos permitem que nos aproximemos de nossa criança interior,a maior fonte de felicidade humana, a criança que quer brincar, ser acolhida, ser espontânea, e o artista Romero Britto preenche essa necessidade.






2. A HISTÓRIA DA ARTE




Para uma maior compreensão da trajetória da arte, apresenta-se neste capítulo as várias etapas que esta ciência percorreu.
PROENÇA (2005) define a arte como uma criação humana com valor estético,que expressa suas vivências, tempo histórico, suas emoções ou sua cultura. Segundo RUSKIN apud PROENÇA (2005), crítico de arte inglês, “as grandes nações escrevem sua autobiografia em três volumes: o livro de suas ações, o livro de suas palavras e o livro de sua arte”. E completa: “nenhum desses três livros pode ser compreendido sem que se tenham lido outros dois, mas desses três, o único em quese pode confiar é o último”.
Para MARTINS; IMBROISI (2011), as primeiras manifestações artísticas do homem inicia-se no período pré-histórico através das pinturas nas paredes das cavernas. Nessas pinturas, eram retratadas cenas do cotidiano: a caça, animais, plantas ou até mesmo rituais. Para as pinturas utilizavam extratos de plantas, sangue de animais ou carvão. No Brasil, pinturasrupestres podem ser encontradas no sítio arqueológico da Serra da Capivara, no estado do Piauí. De acordo com os vestígios arqueológicos, indicam a presença do homem na região há 50 mil anos.
Na Idade Antiga, pode-se ressaltar a arte egípcia, cujas manifestações esplendorosas voltavam-se totalmente para a divinização dos reis mortos e ao culto aos deuses. A construção de templos funeráriosgrandiosos para os reis denota a crença na vida após a morte do povo egípcio. Enquanto a arte egípcia voltava para o divino, a arte grega objetivava o prazer de viver, o culto à natureza e ao belo, a busca pela perfeição e pelo equilíbrio. Exaltava-se a razão e o intelecto.
Os romanos herdaram a cultura e arte grega. Com as invasões bárbaras, ainda na antiguidade, a capital do Império étransferida para o Oriente e assim surge o gênero Bizantino, o primeiro estilo de arte cristão, em Constantinopla, atual Istambul, por sua localização, sofre influência greco-romana e do oriente. Sua maior manifestação são os mosaicos decorativos, representando passagens da vida de Cristo, dos profetas e dos imperadores.
Em Roma, a partir do século V, com a queda do Império Romano, tem inicio a...
tracking img