Romero Britto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto









PEDAGOGIA













TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
“romero britto”



































trabalho interdisciplinar EM GRUPO:
“romero britto-Vida e Obra”










Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização e Didática naEducação Infantil; Arte, Educação e Música; Ludicidade e educação; Prática pedagógica interdisciplinar-Infância e sua Linguagem.
Profs. Edilaine Vagula, Laura Célia Cabral Cava, Marlizete Steinle e Rosely Montagnini
Tutora eletrônica: Tatiane Dantas Silva de Jesus
Tutor(a) de sala: Michelle Raquel Pires Vellido




Itu
2014
INTRODUÇÃO


Nos dias de hoje, o trabalhode artes voltado para formação, educação, senso afetivo e crítico está sendo muito desvalorizado. Infelizmente, é ensinada a apreciação de grandes obras e não o despertar criativo que existe dentro de cada um.
Como professores, podemos usar das várias linguagens artísticas como o teatro, a dança, as artes visuais ou a música, pois, são meios que fazem com que as crianças usem da criatividade,capacidade de se relacionar, de assumir uma visão crítica e estética, de explorar seus sentidos.
Assim, como tantas outras matérias, a disciplina de artes possui grande importância, sendo que a idéia geral do ensino das disciplinas, não é formar matemáticos, químicos, físicos, atores, escritores ou pintores, e sim, a formação da sensibilidade e conhecimento do aluno, formando alunos criativos,dinâmicos e atuantes na sociedade.
Romero Francisco de Almeida Brito, mais conhecido como Romero Britto, foi uma criança que ao apresentar a curiosidade e gosto pelas artes visuais, foi muito incentivado por sua família, criando o “gosto” por várias vertentes da arte visual, como pinturas e esculturas.
Suas obras estão expostas em galerias, hospitais e pontos turísticos do mundo, obras estas quecaíram no gosto das grandes celebridades, incluindo artistas, cantores, presidentes, jogadores de futebol, dentre muitos outros mais.
Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública vendendo um quadro para a OEA (Organização dos Estados Americanos) e tornou-se conhecido mundialmente por fazer um trabalho para uma marca de bebidas.
Seu trabalho é inconfundível, pois, celebra as coisas simples, alegres ebonitas da vida, expressando sua brasilidade e originalidade com cores fortes, vivas e marcantes a verdadeira alegria de viver!






ROMERO BRITTO-VIDA E OBRA


Romero Britto, pintor, escultor e serígrafo brasileiro, nasceu no dia 06 de outubro de 1963, em Recife. Radicado em Miami, cidade em que vive há mais de vinte anos com sua esposa, Cheryl Ann Britto e seu filho, Brendan Britto.Com apenas oito anos, já demonstrava grande interesse por arte, usando sucatas, jornal e papelão, entrando para o mundo do “grafite” logo depois.
De origem simples, morava em uma favela quando criança e copiava os trabalhos de outros artistas que via nos livros. Pintava de forma autodidata, articulava as composições de forma ingênua e simples, porém, sempre usava cores vivas, pois alega tercriado seus quadros para invocar o espírito de esperança, transmitir sensação de aconchego, além de demonstrar seu forte sentimento de alegria de viver.
Suas obras são chamadas por alguns de “arte da cura”, remetendo ao cubismo, pois além de formas geométricas, usa de cores esfuziantes, vibrantes e alegres. Vale lembrar que não são obras parecidas com a realidade, pois apresentam divisões, linhase pontos que são os fragmentos de sua assinatura.
Hoje, o artista pernambucano radicado nos EUA, é o maior expoente no Brasil da Pop-Art, sendo o mais jovem e mais bem sucedido de sua época.


Com um traço quase infantil, o artista explora figura e formas geométricas, usa muitas cores, sempre muito vivas e vibrantes, transmitindo bom-humor, jovialidade e alegria.
Romero não se prende a...
tracking img