Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


HISTÓRIA DOS INTERIORES SÉC. XIX
5º. SEMESTRE

Curso – Design de Interiores


Séc. XIX

Grandes acontecimentos marcaram o fim do século XVIII, período das grandes revoluções, a iniciar pela América do Norte, com a revolta das colônias inglesas que teve causas políticas.

O século XIX foi marcado, no cenário político, por vários movimentos e revoluções de espíritoliberal-nacionalista, que tornaram a modificar o mapa da Europa delineado pelo Congresso de Viena, dando ainda nova configuração geográfica a outros continentes.

Paralelamente no cenário econômico progrediu outra revolução – a Revolução Industrial – que, por sua vez, introduziu modificações sensíveis tanto na estrutura como nas instituições de nossa sociedade.

Liberalismo e nacionalismo.
No século XIXafirmaram-se e alastraram-se por toda a Europa, duas correntes políticas: a liberal e a nacionalista.

O nacionalismo (patriotismo) foi uma das mais poderosas forças políticas do século, surgido com a independência dos Estados Unidos da América, com a Revolução Francesa e resultante da vontade de constituir um Estado soberano nacional. Esta vontade firmou-se entre povos que tinham a mesmaorigem, ou que estavam ligados por fatores culturais (língua, religião, tradições, hábitos, costumes), ou ainda entre grupos desejosos de viver em comum.

As idéias liberais-nacionalistas tiveram larga repercussão no século XIX, sobretudo na Itália, na Alemanha, polônia, Hungria, Grécia, Bélgica, ou seja, em territórios que ainda não constituíam ou já não constituíam uma unidade nacional; e, querepercutiram no século XX, com a mesma intensidade, entre povos afro-asiáticos.
Romantismo
O termo romantismo vem de romance, romanz – ou seja, o que era escrito em vernáculo e não em latim – e se aplica às obras que recordam os velhos romances da Idade Média. Designa um período da civilização européia de mais ou menos um século, iniciado por volta de 1750.
O que se diz sobre “estado de alma” ou“temperamento romântico”, é uma constante universal caracterizada pelo relativismo e subjetivismo, assim como, a busca de satisfação na natureza, a imaginação como fuga do mundo e a idealização da realidade, esses são alguns dos conflitos do artista do século XIX. Apóiam-se na fé, liberdade e emoção, e a literatura é selecionada a partir dos textos que revelem um temperamento romântico.

[pic]

ORomantismo, como estilo de época, é um movimento estético que configura um estilo de vida e de arte predominante na civilização ocidental no período da segunda metade do século XVIII e o início do séc. XIX.
Os estilos e as tendências não acontecem de uma hora para outra, geralmente é resultado de uma evolução gradativa, que termina por eclodir num dado momento. No que diz respeito ao Romantismo,alguns consideram seu início, ainda durante o período Barroco, mais especificamente, na Alemanha e na Inglaterra.
A literatura romântica busca referência na Idade Média, com sentimentos de nacionalismo em narrativas de heroísmo, aventuras e amor; o retorno ao verso e a prosa, cuja composição e estruturas muito se diferem do Neoclássico.
[pic]
A primeira metade do século XIX é marcada pelasRevoluções que legitimaram o poder burguês: Revolução Industrial e Revolução Francesa. Neste contexto, surgem às máquinas a vapor, os teares automáticos, as locomotivas; em contrapartida provoca a fundamentação na crença da “capacidade individual do homem”, ou seja, no seu talento está o crescimento e o desenvolvimento de uma sociedade cujos princípios ideais sejam, “Liberdade, Igualdade eFraternidade”.
Em se tratando da revolução artística, de origem inglesa e alemã, chama-se este período de Romantismo. Em contraposição a ideologia burguesa, a arte romântica, em especial a literatura, acredita num outro tipo de liberdade: a liberdade da imaginação, da criação original e principalmente a liberdade de escrever emocionalmente sobre os sentimentos.
Liberdade de expressão artística,...
tracking img