Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roma foi uma civilização muito rica no âmbito cultural, seu legado está visível nos dias de hoje, seja pela arte, pelo latim (que originou a língua portuguesa) ou pelas estratégias de batalha. Roma foi um dos maiores impérios de seu tempo, considerando que eles começaram como uma pequena cidade é bem impressionante.

A história que explica a criação da cidade de Roma tem duas versões: amitológica e a histórica.
Segundo a mitologia romana, Roma foi criada por Rômulo e Remo. Dois irmãos que tinham o direito de reinar sobre Alba Longa, sua cidade natal. Porém, eles foram abandonados no rio Tibre por Amúlio. Mais tarde foram achados por uma loba, que os amamentou e os entregou para uma família de camponeses. Quando adultos, eles retornaram a sua cidade natal e retomaram o trono que tinhasido roubado por Amúlio, Rômulo e Remo tiveram um desentendimento quanto ao local onde seriam feitas as primeiras construções de Roma, sendo assim, Rômulo mata seu irmão e vira o primeiro monarca de Roma.
A outra versão da história aponta que Roma foi formada vários povos que foram habitar a região da península itálica, entre eles: sabinos, latinos e etruscos. Nessa época o povo vivia daagricultura e sua religião era politeísta, com deuses muito parecidos com os gregos. A sociedade era divida em dois grupos: os patrícios (proprietários de terra) e os plebeus (trabalhadores e donos de pequenas propriedades).
A partir do século VII a.C, os etruscos começaram a dominar essa região, acredita-se que eles desejavam tornar-se donos de Roma. O fato é que eles deram a Roma um aspecto de cidade,colocando reis no governo e fazendo várias obras na cidade, como por exemplo, obras de esgoto e drenagem de pântanos. A estruturação da sociedade era um pouco diferente agora, ela estava dividida em:
* Escravos: não tinham nenhum direito na sociedade. Eram geralmente prisioneiros de guerra ou plebeus endividados, considerados como bens materiais.
* Plebeus: também não tinham direitospolíticos. Eram por sua maioria agricultores e pequenos comerciantes.
* Clientes: eram os intelectuais que aspiravam à um cargo político, por isso, recorriam a proteção de um patrício.
O império dos etruscos terminou em 509 a.C, quando o rei Tarquínio foi deposto. Em seu lugar dois cônsules assumiram o governo romano, decretando o fim da monarquia romana e dando início a república.
Durante arepública os patrícios governaram Roma, tudo que eles faziam era em seu benefício, os plebeus continuavam sem direito sociais e políticos, seus deveres eram servir o exército e pagar impostos. Os plebeus começaram a ficar revoltados com a situação, eles queriam sua inserção política. Por aproximadamente dois séculos os plebeus e os patrícios lutaram para defender seus interesses, os plebeus acabaramconquistando direitos importantes, como a oportunidade de escolher representantes para si, esses foram chamados de tribunos da plebe. Os plebeus ainda realizaram outras conquistas, como o direito de casamento entre classes diferentes, a igualdade civil, igualdade política e civil. Além de ter sido proibida a escravização por dívidas.
O poder na república romana foi divido de forma um pouco maisjusta, onde todas as classes tinham participação. Havia cinco entidades políticas na república romana:
* Cônsules
* Senado
* Magistratura
* Conselho da Plebe
* Assembleia popular
Roma começou a expandir seu território, primeiro por toda a península itálica e mais tarde por todo o mar mediterrâneo. Com as conquistas, o poder da plebe começou a ficar cada vez mais baixo. O número deescravos aumentou consideravelmente, fazendo com que eles ficassem cada vez mais baratos, eles eram apenas considerados instrumentos falantes.
A república romana entrou em crise quando o poder do senado foi ameaçado por alguns generais. Os patrícios estavam tentando manter seus privilégios e a República. Os irmãos Caio e Tibério lutaram por uma reforma agrária, a fim de libertar os...
tracking img