Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMA


A PEQUENA VILA SE TORNA UMA GRANDE CAPITAL

1. ETERNIDADE
Dentre as famosas cidades do mundo antigo, Roma se destaca pelo interesse permanente com o qual os historiadores têm se dedicado a estudar e conhecer melhor suas características. Roma nasceu há mais de 27 séculos, atravessou momentos muito difíceis e chegou a nós hoje ainda com um ar de “eternidade”.
A história de Roma começacom um nascimento de um pequeno vilarejo, fundado por dois povos muito antigos, no século VIII a.C. e que com o passar do tempo, foi se transformando em uma cidade poderosíssima.
Roma conseguiu controlar todas as terras que eram banhadas pelo mar Mediterrâneo, destacando - se como a capital de um dos mais vastos e poderosos impérios que o mundo já viu.
2. ORIGENS DA “CIDADE ETERNA”
Existemduas versões para o surgimento da cidade de Roma: uma está baseada na famosa lenda dos irmãos Rômulo e Remo, e a outra é uma explicação baseada em acontecimentos históricos que, no entanto, também estão envoltos em momentos muito obscuros da antiguidade. Baseados na versão mais famosa da lenda e na explicação histórica mais conhecida vejam como esse “nascimento” teria ocorrido.
A Península Itálicaestá entre as mais famosas do Mediterrâneo. Dentre os seus primeiros habitantes, destacamos os etruscos ao norte, os italiotas ao centro e os gregos ao sul. Os italiotas estavam divididos em várias comunidades dentre os quais destacamos os latinos e os sabinos.
A lenda que tenta explicar a origem de Roma está baseada na história de dois meninos, moradores da cidade de Alba Longa. Netos do reiNúmitor, Rômulo e Remo sofreram uma tentativa de assassinato quando ainda eram muito pequenos. Esta tentativa foi realizada por um inimigo do rei, que queria tomar seu lugar. Atirados ao rio Tibre, os garotos conseguem se salvar, são amamentados por uma loba e criados por um pastor de ovelhas. Já adultos voltam à cidade, lutam contra Amúlio (o inimigo que tentou matá-los), recolocam o avô no poder esaem para fundar uma cidade.
Enquanto Rômulo preparava a vala, ou sulco que definiria os limites da nova cidade, Remo, enciumado pela preferência que os deuses deram ao seu irmão, salta por cima das marcas o que simbolizava que um dia a cidade seria invadida. Rômulo, profundamente irritado, reage com violência, matando seu irmão. Terminada a preparação para a nova cidade, Rômulo se torna seuprimeiro rei.
3. ENTRE RÔMULO E TARQUÍNIO
Entre o lendário Rômulo e o real Tarquínio, 244 anos se passaram e durante esta fase (monárquica) a cidade de Roma foi governada por sete reis, que eram aconselhados pelos grandes líderes das principais famílias romanas.
Dentre os mais poderosos moradores da cidade de Roma encontravam- se aqueles que possuíam as maiores e melhores terras da região.Invariavelmente eram descendentes das tradicionais famílias romanas e somente eles poderiam se tornar conselheiros do rei, ou seja, ser senadores, ou participar da grande assembléia. Eram chamados de patrícios.
Com menos poder econômico e político, encontravam- se os clientes, parentes mais distantes dos patrícios que, apesar de não poder dar palpite na administração da cidade, levavam uma vidarazoavelmente confortável.
Os menos poderosos dentre os moradores de Roma eram os plebeus: possuíam poucas e pequenas propriedades de terra.
Desde o início da história da cidade de Roma até o momento em que os romanos começam a dominar as terras ao seu redor, as grandes fontes de sustento da região eram o pastoreio (criação de ovelhas) e uma agricultura muito simples, sem nenhuma técnica mais avançada deprodução.
No final do período monárquico o sistema de administração da cidade mudou, em virtude da aproximação que o último rei, Tarquínio, tentou promover entre ele e a classe mais humilde. Procurando o apoio que não mais era encontrado entre os patrícios (mais poderosos), esse monarca tentou impor sua vontade com o apoio dos plebeus, e o resultado foi a sua expulsão do trono e da própria...
tracking img