Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMA ANTIGA
1. Introdução
De uma pequena cidade habitada por povos nômades, Roma tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Desse povo, herdamos o direito romano, que até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, e o latim, idioma que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

2. Origem de Roma :
2.1 Explicação mitológica: Segundo a mitologia romana, osgêmeos Rômulo e Remo foram jogados no rio Tibre, na Itália ainda em tenra idade e foram resgatados por uma loba, que os amamentou até serem encontrados por um casal de pastores. Adultos, retornaram a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma. Por divergências políticas, os irmãos viveram um atrito pelo qual Rômulo assassinou o irmão temendo perder paraeste o império. Arrependido, resolveu nomear a cidade recém fundada com o nome de Roma, em homenagem ao irmão morto.

2.2 Explicação histórica: Para os historiadores, Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Estes desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nestaépoca, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras ) e plebeus ( comerciantes, artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.

• República Romana (509 a.C. a 27 a.C): Durante esse período, o senado Romano ganhou grande poder político sendo que os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finançaspúblicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe. A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeus por uma maior participação política e melhores condições de vida. Em 367 a.C, foi aprovada a Lei Licínia, que garantia a participação dos plebeus no Consulado (dois cônsules eram eleitos: um patrício eum plebeu). Esta lei também acabou com a escravidão por dívidas (válida somente para cidadãos romanos).

• Formação e Expansão do Império Romano: Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios ocasião em que contavam com um exército bem preparado e muitos recursos. Em luta, venceram os cartagineses, liderados pelo general Anibal, nas GuerrasPúnicas (século III a.C), vitória essa que garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum (do latim: Nosso Mar). Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.
Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativasmudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.

• Principais imperadores romanos : Otávio Augusto (31 a.C. - 14 d.C.), Tibério (14 d.C- 37 d.C), Calígula (37 d.C - 41 d.C), Cláudio (41 d.C - 54 d. C), Nero (54 d.C - 68 d.C). Vespasiano (69 d.C - 79 d.C), Tito (79 d.C - 81 d.C)
Cômodo (180 d.C - 192 d.C).

• Pão e Circo : Roma cresceu demograficamente e com ela, os problemas urbanos também. A escravidão ocupou o espaço outrora preenchido pelos camponeses na zona rural fazendo com que estes perdessem seus empregos emigrassem para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador Vespasiano criou a política do Pão e Circo que consistia em oferecer aos romanos pobres alimentação e diversão ao mesmo tempo. Nos dias em que ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu), eram distribuídos...
tracking img