Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roma é a capital da Itália, é uma comuna italiana e está sediada na província de mesmo nome, na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pelasua história milenar,[1] Roma espalha-se pelas margens do rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Capitólio(Campidoglio), Quirinal, Viminal, Esquilino, e Célio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada por volta do ano 753 a.C..[2] (data convencionada) por Rómulo e Remo, doisirmãos criados por uma loba, que são atualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se no centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana, Império Romano) e, maistarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana.

No interior da cidade encontra-se a Cidade do Vaticano (ou Santa Sé), sede daIgreja Católica Apostólica Romana e residência do Papa, que também é bispo de Roma. É a única cidade do mundo a hospedar no seu interior um Estado estrangeiro (o Vaticano) ,[3], por tal motivo com frequência definido como capital de dois estados. [4]

É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos dacivilização europeia.[5]

Conserva muitas ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimentocultural que nasceu na Itália.

A área metropolitana tem cerca de 2 546 804 habitantes (2001),[6] e estende-se por uma área de 1285 km², tendo uma densidade populacional de1981 hab/km², o que a torna na maior cidade da Itália[6] e também na capital europeia de maiores dimensões. O presidente da câmara (Sindaco) em 2008 é Gianni Alemanno.
tracking img