Roma contrucoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roma: Construcoes







Caracteristicas das construcoes romanas:

O Templo da Fortuna Virilis, ainda em bom estado de conservação, é uma mostra de que os romanos conseguiram criar umaarquitetura particular. Ele tanto tinha características gregas, como as colunas jônicas, quanto etruscas - marcadas pelo alto podium, o profundo pórtico e a larga cella. Os romanos construíram templosconforme as suas demandas: precisavam de santuários com interiores espaçosos porque os usavam para abrigar as imagens e também os troféus trazidos pelos exércitos. Não se tratava, portanto, de umaimitação dos templos gregos. As referências eram adaptadas de acordo com as necessidades.


Templo da Fortuna Virilis
Prova de que os romanos conseguiram imprimir suas próprias características naarquitetura é a criação das ordens toscana e compósita. A primeira tem inspiração no estilo dórico, porém mais simplificado. E a segunda busca a referência no coríntio e no jônico. O império absorveucaracterísticas regionais e as fundiu em um padrão comum estabelecido pela cidade de Roma.
O processo de romanização pelo qual passaram as regiões conquistadas pelo Império Romano fez com que traçosarquitetônicos similares ao da capital surgissem nas províncias. Alguns marcos espaciais urbanos como teatros, templos, arcos, estátuas e muralhas foram espalhados pelas novas áreas anexadas. Os monumentos, aarte e consequentemente a arquitetura serviram como marcos identitários dos nativos com Roma. Isso não significa dizer que as características particulares das regiões tivessem desaparecido. NaGrã-Bretanha, usavam mais tijolos; no norte da África, o principal recurso eram as pedras.
Em termos urbanísticos, um aspecto de mudança nas construções do Império Romano foi o incêndio de Roma, em 64 d.C.,que durou nove dias. Após o desastre, o imperador Nero promulgou um plano de reconstrução para tornar a arquitetura mais sólida. Ele ordenou que as construções fossem feitas com concreto, e não...
tracking img