Roldana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ – CESUPA
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ACET
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MARIO ROBERTO
PATRICK DE LIMA
UBIRATAN NOVELINO

ASSOCIACOES DEROLDANAS
(TALHAS EXPONENCIAIS)

BELÉM
2011
Objetivo:
O experimento teve como objetivo tirar conclusões sobre a utilização de polias fixas e móveis para analisar o funcionamento do sistema ,descobrindo suas alterações na forca e de que maneira.

Embasamento Teórico:
Polias ou roldanas são dispositivos que têm por função mudar a direção e o sentido (mas mantendo a intensidade) da forçaque traciona ou tenciona um fio ou uma corda ou podem ser usadas para aumentar ou diminuir a intensidade de uma força. Podem ser fixas ou móveis:
Polia Fixa: Muda a direção e sentido de uma força,mantendo sua intensidade. Está presa a um suporte rígido, fixo e executa apenas movimento de rotação, não de translação. (F=R)

Polia móvel: uma polia móvel consegue aumentar ou diminuir aintensidade de forças, mas tem a inconveniência de diminuir o deslocamento do corpo, ou seja, se sua mão subir de 2 metros, o bloco subir á metade, apenas 1 metro. (F=R/2) (1)

Associação de polias:
Umapolia fixa e outra móvel: A polia de cima, fixa, não interfere no valor da força aplicada pela pessoa, serve apenas para sua comodidade, levantando o bloco ao puxar o fio para baixo. A polia de baixo,móvel, reduz à metade a força aplica da pela pessoa (metade do peso do bloco). Lembre-se de que, se a pessoa puxar o fio de uma distancia d, o bloco subirá d/2.

Uma polia fixa e variasmoveis(talha exponencial): Na figura abaixo, onde temos 3 polias móveis e uma fixa, o bloco de peso P é mantido em equilíbrio pela pessoa. Observe que a força que a pessoas aplica tem intensidade 8 vezes menorque o peso do bloco e que cada polia móvel reduz pela metade a força aplicada nela.

Esse tipo de associação é chamado de talha exponencial e a força exercida pela pessoa, se tivermos n polia...
tracking img