Roda d' agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roda d’água conversão hidroelétrica


Resumo: A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares. Um terço da energia elétrica do mundo é produzida por meios hidroelétricos, podendo ser por conversão hidromecânica ou por conversão hidroelétrica. É possível converter energia hidráulica em energia mecânica atravésda roda d’água.A conversão da energia hidráulica em elétrica será transformada em duas etapas: a energia hidráulica será transformada em energia mecânica rotacional a partir da roda d’água;então ocorrera a conversão de energia mecânica em energia elétrica pelo motor/gerador que ligado aos pólos das lâmpadas serão acesas.

Palavras-chave: Energia hidrelétrica, hidráulica, fontes de energiaelétrica.


Abstract: The electrical energy is obtained mainly through hydroelectric power plants, wind farms and power plants termonucleares.Um third of the world's electricity is produced by hydroelectric facilities, which can be by conversion or hydro conversion hidroelétrica.É can convert hydraulic energy into mechanical energy through the water wheel. The conversion of hydraulic energy intoelectricity will be transformed into two stages: the hydraulic energy is converted into rotational mechanical energy from the water Wheel, then occurred the conversion of mechanical energy into electrical energy by the motor / generator connected to the poles of the lamps will be lit.

Keywords: Hidroelectric energy, hydraulic, electrical power sources.


Introdução

Pode-se converter energiahidráulica em energia mecânica através da roda d´água. Existem rodas horizontais e verticais. A água, ao incidir sobre as pás de uma roda, exerce uma força que a move. O eixo da roda é ligado a um conjunto de engrenagens que move algum tipo de mecanismo como a moenda de cereais, de tecelagem, de serragem, de carga etc. O sistema de engrenagens serve para modificar a potência transmitida ou avelocidade do mecanismo final. Devido a um desnível , a água que desce por um duto tem sua energia potencial, convertida em energia cinética, que, por sua vez, é convertida em energia rotacional da roda. Assim, efetivamente, ocorre a conversão da energia potencial da água em energia cinética rotacional da roda. (Eitelwein Débora).

Existem situações em que não há um desnível, mas a água possui energiacinética suficiente para girar rodas, resultando também em conversão hidromecânica. Devido a dissipações resultantes do atrito entre as componentes do sistema, a energia rotacional não é exatamente igual a mgh, mas menor. As atuais turbinas são rodas modificadas de modo a aumentar a eficiência da máquina. Hoje em dia, as turbinas hidráulicas chegam a ter uma eficiência de 95%, isto é, 95% daenergia hidráulica é convertida em energia mecânica. (Eitelwein Débora)
A conversão da energia hidráulica em elétrica é feita em duas etapas: na primeira, a energia hidráulica é transformada em energia mecânica rotacional da turbina, e na Segunda, ocorre a conversão mecanoelétrica, isto é, essa energia mecânica é convertida em energia elétrica. A corrente e a voltagem geradas por uma usina sãotransmitidas e distribuídas por sistemas constituídos por grandes extensões de cabos, suportados por altas torres, pois, em geral, as usinas estão situadas em regiões relativamente afastadas dos centros consumidores. (Eitelwein Débora)
A transformação da energia mecânica em energia elétrica se baseia no fenômeno de indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday em 1.831. Uma espira condutoracolocada no campo magnético à B de um ímã permanente gira em torno de um eixo perpendicular a à B. Esse movimento provoca uma variação senoidal do fluxo de à B com o tempo através da espira, e conseqüentemente, uma corrente alternada AC é induzida nela. Se forem ligados dois fios aos extremos da espira, aparecerá uma tensão alternada entre eles. Pode-se também induzir corrente se, ao invés da...
tracking img