Taylorismo e toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A administração nasceu na Europa no século XVIII, durante a Revolução Industrial. As primeiras fábricas modernas começaram a colocar em prática diversos conceitos que se tornariam universais no século seguinte. Mas não foram as fábricas que inventaram a divisão do trabalho. No entanto, a Revolução Industrial teve papel marcante na disseminação dessa prática.

As teorias daadministração espelham o momento histórico em que são produzidas. A partir do início do século XX, a organização eficiente do trabalho nas empresas tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração. Muitas pessoas e grupos participaram desse processo. Entre eles pesquisadores e estudiosos, como Frederick Taylor, industriais, como Henry Ford; executivos como Henri Fayol;cientistas, como Max Weber.

Desta forma o objetivo deste trabalho é apresentar um panorama das teorias da administração que se desenvolveram no século XX e se destacaram durante todos estes anos. As teorias apresentadas serão: escola clássica, enfoque comportamental, enfoque sistêmico, enfoque da qualidade e modelo japonês.










Taylor e a Administração Científica

Nos EstadosUnidos, no século XIX, e no começo do século XX, a indústria se expandiu aceleradamente. Essa expansão estimulou o estudo sobre as formas de aumentar a eficiência dos processos de produção. A preocupação com a fabricação eficiente de produtos já era muito antiga e acentuou-se durante a Revolução Industrial. As condições no início do século XX fizeram essa preocupação dar origem ao primeiro eventoimportante na história da administração contemporânea: o movimento da Administração Científica, liderado por Frederick Winslow Taylor. Os princípios e as técnicas criados por este movimento procuraram aumentar a eficiência dos trabalhadores por meio da racionalização do trabalho. As contribuições que Taylor deixou contam - se entre as mais importantes da história das teorias e práticas daadministração.

Em 1895, Taylor apresentou à sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração científica: A piece-rate system (um sistema de pagamento por peça). Taylor argumentou que a administração deveria primeiro procurar descobrir quanto tempo levaria para que um homem dando o melhor de si, completasse uma tarefa. A administração poderia então estabelecer um pagamento por peça deforma que o trabalhador se visse compelido a trabalhar o suficiente para assegurar remuneração razoável (MAXIMIANO, 2000).

Com o passar dos anos, a questão dos salários passou para plano secundário, porque ficou evidente que constituía um aspecto de um contexto muito maior. Então, na segunda fase do movimento da administração científica, a ênfase deslocou-se, da produtividade do trabalhador, parao aprimoramento dos métodos de trabalho. Neste momento Taylor conclui que a racionalização do trabalho deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação de seus princípios. Ele assegurava que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores: vadiagem sistemática por parte dos trabalhadores;desconhecimento pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.

Taylor descreve o homem como um indivíduo preguiçoso, limitado e mesquinho. Portanto, culpado pela vadiagem e desperdício das empresas deveriam ser controlados continuamente por meio do trabalho previamente racionalizado e do tempo padrão. Então, apadronização das máquinas e ferramentas do trabalho passa a ser uma preocupação para a obtenção da eficiência.

Esta segunda fase corresponde ao estudo Shop managemet (Administração operações fabris). Taylor fez o que se tornaria a característica distinção entre o homem médio e o homem de primeira classe. Segundo Taylor, o homem de primeira classe é altamente motivado e realiza seu...
tracking img