Rock in rio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA DE SANTARÉM
Instituto Politécnico de Santarém
Disciplina: Gestão

Licenciatura em Marketing e Publicidade 1º Ano
Discentes: Turma: A

Aleksandar Dimov nº 110119024
Ana Benfica nº 110119017
Patrícia Mil-Homens nº 090119065
Sandra Afonso nº 110119034
Vanessa Monteiro nº 100119049
Janeiro de 2012
Docente:
Dr. Fernando Canela

ÍndiceIntrodução3
1-Meio Envolvente da Organização (Conceitos Teóricos)4
1.1 Meio envolvente Contextual5
1.2 Meio envolvente Transaccional7
2-Meio Envolvente do Rock in Rio9
2.1 Caracterização da Empresa9
Síntese Histórica10
Esquema Organizacional da Empresa11
2.2 Envolvente Contextual12
Contexto Económico12
PIB12
Taxa de Inflação13
Taxa de Juro13
Taxa de Desemprego14
ContextoTecnológico15
Contexto Socio-cultural16
Contexto Político-legal19
2.3 Envolvente Transaccional21
Fornecedores21
Clientes22
Concorrentes21
Comunidade21
Conclusão24
Bibliografia25

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Gestão. De entre os vários sectores propostos, a nossa escolha recaiu sobre o sector de actividades das artes do espectáculo. Deste modopretendemos analisar a organização Rock in Rio, estudando a sua relação de interacção e interdependência com o meio envolvente contextual e transaccional, segundo os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas da disciplina.
As razões que nos motivaram para a escolha desta organização prendem-se com alguns factores que contribuem para o seu sucesso, como a sua dimensão, prestígio no mercado eimportância e responsabilidade para com a sociedade.
Assim sendo, este trabalho tem como objectivo principal o contacto directo com a organização para entendermos mais aprofundadamente a sua formação e o seu funcionamento, e consequentemente compreendermos a sua relação com o meio envolvente. O Rock in Rio, assim como todas as organizações, está em permanente interação com o meio envolvente, sofrendomudanças, com necessidade de se ajustar e adaptar continuamente, sendo que esta relação se torna fundamental para a sua sobrevivência no mercado.

1. Meio Envolvente da Organização

O conhecimento das principais variáveis ambientais e a adopção de práticas empresariais adaptadas às suas características são actualmente factores determinantes para o êxito e sobrevivência da generalidade dosnegócios e das actividades colectivas.
A organização, como sistema aberto, encontra-se integrada e interage com outros sistemas. Para atingir os seus objectivos de forma eficiente e eficaz, está dependente da forma como se relaciona com o meio envolvente, ou seja, depende da capacidade de se adaptar e reagir às constantes mudanças e estímulos que ocorrem na sua envolvente. Estas mudanças representamum obstáculo à capacidade de se desenvolverem planos a longo prazo, e de se tomarem decisões estratégicas necessárias a fim de assegurar o equilíbrio entre a organização e o seu envolvente externo mas, por outro lado, é uma oportunidade pois redefine constantemente o contexto no qual a organização opera.
O meio envolvente é constituído por todos os elementos externos à organização e que a afectam,ou podem afectar, ou à sua actividade directa ou indirectamente, a nível local, nacional, internacional ou global. Todas a empresas estão inseridas num meio com o qual mantêm relações permanentes, do qual obtêm os recursos necessários ao seu funcionamento (inputs) e onde colocam os seus produtos ou serviços (outputs).
Assim a actividade da empresa deve reflectir os seus objectivos e opçõesestratégicas, assim como os estímulos, as limitações e as incertezas que emergem do seu meio ambiente.

1.1-Meio Envolvente Contextual

O meio envolvente contextual é a componente do meio envolvente onde as empresas operam e que condiciona no longo prazo, a sua actividade.
O meio envolvente contextual é comum a todas as organizações, e está subdividido em 4 contextos distintos, sendo estes...
tracking img