Rochas e minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

Os minerais são substancias encontrados na natureza, formados por uma composição química equilibrada, resultante de milhões de anos de processos inorgânicos (ação do calor, pressão, etc). A maioria dos minerais é sólida, mas há alguns líquidos. Muitos minerais têm composição química definida. Outros têm uma série de compostos onde um elemento metálico pode ser total ouparcialmente substituído por outro. A identificação de alguns minerais raros requer equipamentos de laboratório, análises químicas e estudos de ótica ao microscópio petrográfico.
As rochas são, por sua vez, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre e, por vezes, embora raras, constituídas por um só mineral. São, normalmente,agrupadas, de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares. A maior parte das rochas são formadas a grandes profundidades e sob condições de temperatura e pressão elevada. Por esta razão, a exposição das mesmas à atmosfera faz com que se tornem instáveis porque aí estão sujeitas a condições de pressão e temperatura muito diferentes daquelasdo meio onde se originaram. Assim, a diminuição da pressão faz com que surjam fendas e a oscilação de temperatura do dia para a noite, e do inverno para o verão provoca dilatação nas épocas de calor e contração nos períodos mais frios. Como a maior parte das rochas são constituídas de mais de um mineral, os quais têm coeficientes de dilatação diferentes, essas variações de volume provocam oaparecimento de inúmeras rachaduras, que abrem caminho para o intemperismo químico, através da água que penetra por essas fendas.

2- Minerais
O conceito de mineral é complexo e de difícil definição, de resto como todas as definições. Contudo, atendendo aos nossos objetivos, podemos considerá-los como substâncias naturais, inorgânicas, caracterizados por propriedades físicas e químicas determinadas.Normalmente, os minerais acham-se muito escassamente distribuídos nas rochas, tornando-se difícil o seu aproveitamento, porém algumas vezes formam concentrações, que constituem as jazidas minerais onde o homem vai buscar os produtos necessários à manutenção e ao desenvolvimento da civilização industrial. Os quatro grupos mais comuns de minerais são: Material máfico, mica, feldspato e quartzo. Otamanho dos cristais não importa porque isso acontece ao acaso, o importante é que esses quatro minerais misturados compõem 90% das rochas encontradas na crosta terrestre, pois eles contém os dois elementos mais abundantes na crosta da terra: Oxigênio e Silício.
2.1 – Classificação dos minerais:

Metálicos | Não metálicos |
Abundantes (ferro,manganês, alumínio,etc) | De usos químicos,fertilizantes e especiais (fosfatos e nitratos, enxofre,cloreto de sódio, etc) |
Escassos (ouro, prata, chumbo,zinco,etc) | Materiais de construção (cimento, areia, cascalho, gesso,amianto, etc.) |
| Água (lagos,rios,lençóis subterrâneos, etc) |
Fonte:
2.1.1- Minerais no Brasil
O Brasil possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. Aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundoestão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Outro mineral, o nóbio, tem suas maiores reservas ocidentais no Brasil. Os principais minérios encontrados no Brasil são: ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, entre outros.
O Quadrilátero de Ferro de Minas Gerais é a principal área produtora de minério de ferro do Brasil, responsávelpor aproximadamente 75% da produção nacional. Com 8.000km2 essa área abrange as cidades de Belo Horizonte, Congonhas do Campo, Mariana e Santa Bárbara. 
A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é a maior empresa produtora de minério de ferro do Brasil, fornecendo tanto para o mercado externo quanto para o interno. 
A maioria das produções para o mercado externo é escoada pela estrada de ferro...
tracking img