Rochas sedimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rochas sedimentares
As rochas sedimentares recobrem uma superfície de cerca de ¾ da área dos continentes. Surgem, frequentemente, em estratos e conservam vestígios de seres vivos contemporâneos dasua génese.

Principais etapas de formação das rochas sedimentares
* meteorização e erosão
* transporte
* sedimentação e diagénese.

A meteorização refere-se ao conjunto deprocessos que alteram as características físicas e químicas das rochas à superfície da Terra ou perto dela. A meteorização leva à transformação de uma rocha em partículas. A erosão é a remoção física daspartículas produzidas pela meteorização, por agentes como a água, o gelo ou a gravidade.

A meteorização física leva à fragmentação das rochas em pedaços cada vez mais pequenos, mas que mantêm ascaracterísticas do material original.
Factores causam a meteorização física das rochas:
* A expansão das rochas à superfície, como consequência da diminuição da pressão;
* dilatações econtracções térmicas;
* congelamento da água em fendas, o que provoca o seu alargamento devido ao aumento de volume;
* actividade biológica, de que são exemplos o crescimento de raízes em fendas e aactividade de animais escavadores.
A meteorização química consiste na decomposição química da rocha, de tal modo que os minerais originais sofrem alterações, de estrutura atómica e/ou deconstituição, que os transformam noutros minerais.

Na Natureza, a meteorização física e a meteorização química, geralmente ocorrem em conjunto e os seus efeitos estão relacionados. As rochas que sofremmeteorização física ficam com uma maior superfície exposta aos agentes que causam a meteorização química.
A meteorização das rochas dá origem a sedimentos. Os sedimentos podem ser partículas sólidas soltasou substâncias dissolvidas na água, que vão ser transportadas e depositadas.
O transporte é o movimento dos sedimentos por agentes, como rios, glaciares, ondas ou vento. Durante o transporte,...
tracking img