Rochas metamorficas • rochas sedimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMEARIDO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
DICIPLINA: GEOLOGIA E MINERALOGIA
PROFESSORA: SANDRA
ALUNA: CRISTIANE WIGNA DOS SANTOS FIRMINO















MOSSORÓ 26-03-2012






• ROCHAS METAMORFICAS

• ROCHAS SEDIMENTARESINTRODUÇÃO
Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.

Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área doscontinentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.














ROCHAS METAMOSFICAS



As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagirformando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.
Como os minerais são estáveis em campos definidos de pressão e temperatura, a identificação de minerais das rochas metamórficas permite reconhecer as condições físicas em que ocorreu o metamorfismo.
O estudo das rochas metamórficas permite a identificação de grandes eventos geotectônicos ocorridos no passado, fundamentais para oentendimento da atual configuração dos continentes.
As cadeias de montanhas (p. ex. Andes, Alpes, Himalaias) são grandes enrugamentos da crosta terrestre, causados pelas colisões de placas tectônicas. As elevadas pressões e temperaturas existentes no interior das cadeias de montanhas são o principal mecanismo formador de rochas metamórficas.
O metamorfismo pode ocorrer também ao longo de planos dedeslocamentos de grandes blocos de rocha (alta pressão) ou nas imediações de grandes volumes de magmas, devido à dissipação de calor (alta temperatura).



Metamorfismo regional
Desenvolvem-se em regiões que sofrem tectonismo intensivo, Istoé, compressões e desdobramento de extensas áreas da crosta com vigência de pressões orientadas e temperatura muito elevadas.
Metamorfismo decontato
Desenvolvem-se ao redor dos copos ígneos intrusivos (como batolitos), que sedem parte de sua energia térmica as rochas visinhas encaixantes. Em consequência as rochas assim metamorfisadas apresentam-se em aureolas
Envolvendo o corpo ígneo. Essa aureola possuem no Maximo algumas centenas de metros de espessura. O fator dominante na sua formação e a temperatura e as soluções gasosas que emanamdo corpo ígneo, enquanto a pressão tem um papel secundário.
TEXTURA DAS ROCHAS METAMORFICAS

Nas rochas metamórficas as texturas desenvolvem-se em função do crescimento dos minerais (blastese) e da deformação que, normalmente leva a cominuição dos cristais e orientação (fragmentação, recuperação, recristalização, dissolução, neomineralização), como o metamorfismo, nos estágios iniciais,envolve nucleação seguida de crescimento mineral no estado sólido, ou seja, envolve blastese. O radical "blasto" é utilizado para designar a superposição parcial de textura metamórfica sobre as texturas sedimentares e magmáticas (blastopsamítica, blastosubofítica, etc.).
Em uma mesma rocha podemos encontrar mais de uma textura e termos transicionais entre essas. Quando isso ocorre, devemos citá-las eagrupá-las em um nome apenas. Texturas como granolepidoblástica ou lepidonematoblástica são comumente utilizadas nesse tipo de classificação.•.
Gral do metamorfismo
O gral do metamorfismo pode ocorrer com maior ou menor intensidade em função das temperaturas e pressões, o que, até certo ponto, é função também das profundidades em que o fenômeno ocorre. De uma forma, podem-se distinguir...
tracking img