Rochas carbonaticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CICLO DO CARBONO NOS OCEANOS
http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/07/12/o-ciclo-do-carbono/
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1368141-5603,00.html
CALCITAhttp://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/carbonatos/calcita.html

ROCHAS SEDIMENTARES CARBONÁTICAS
As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Entre os principais tipos decarbonatos, tem-se: calcita - CaCO3; dolomita - CaMg(CO3)2; siderita - FeCO3; magnesita - MgCO3 e ankerita - Ca(Mg, Fe) (CO3)2. Entre os carbonatos, só os dois primeiros são mais estudados, como minerais maiscomuns nas rochas carbonáticas. A siderita tem sido encontrada, com certa freqüência, em sedimentos lacustres como em Carajás. A Magnesita sedimentar, embora mais rara, ocorre em depósitos lacustes elagunares. A ankerita, que é uma variedade de carbonato de cálcio e magnésio eriquecido em FeCO3, é encontrada como camadas de granulação fina ou concreções em carvão e sedimentos betuminosos.
Acalcita forma provavelmente mais da metade em volume dos carbonatos, ocorrendo como vasa microcristalina (de 1 a 4 mícrons) de precipitação química, como mosaicos de cristais bem desenvolvidos, cristaisxenomorfos e como cristais fibrosos. Além disso, a calcita cimenta arenitos quartzosos, oóliticos, etc.; também preenche veios e substitui outros minerais. Deste modo, os calcários podem originarrochas epiclásticas com textura clástica e estrutura sedimentar, além de rochas químicas ou bioquímicas, com textura cristalina e estruturas química ou biológica.
SEDIMENTOS CARBONÁTICOS MODERNOSDiversos ambientes modernos apresentam acumulações de sedimentos carbonáticos, e os tipos hoje existentes, em geral, encontram correspondentes no registro geológico pretérito. Entre os principais, há osseguintes tipos de carbonatos:
1. Marinhos de água rasa;
2. Marinhos de água profunda;
3. de bacias evaporíticas;
4. de água doce, de lagos e fontes;
5. eólicos.
A grande maioria dos calcários...
tracking img