Rm.marcella

1032 palavras 5 páginas
O CUIDADO COM AS PALAVRAS – NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA 1. O uso dos PORQUÊS: a)Por que: em frases interrogativas diretas e indiretas. Exs: Por que ele saiu? Ela quer saber por que ele saiu.
- quando equivalente a pelo(s) qual (is). Ex: A razão por que saímos está esclarecida.
b) Por quê: em final de frase. Ex: Você fez isso por quê?
c) Porque: em frases afirmativas. Ex: Só porque o repreenderam, chorou. d) Porquê: é substantivo e vem antecedido por artigo. Ex: O réu quis saber o porquê do choro. 2. O emprego de HÁ / A: a) Há: 3ª pessoa do singular do verbo haver; pode ser substituído por tem. Ex: Há (tem) três anos que não o vejo.
b) A: não pode ser substituído por tem. Ex: Daqui a poucos dias seremos visitados. 3. O emprego de A FIM DE / AFIM: a) A fim de: ideia de finalidade. Ex: Ele se aproximou dela a fim de conhecê-la melhor.
b) Afim: ideia de afinidade. Ex: Nossa ideia de gestão empresarial é afim. 4. O emprego de SE NÃO / SENÃO: 1. Se não: é uma hipótese negativa. Substitui-se por caso não. Ex: O que acontecerá se não tomarmos cuidado?
2. Senão: pode ser substituído por: do contrário, a não ser. Não é uma hipótese. Ex: Tomara que chova, senão estamos perdidos. 5. ONDE / AONDE: referem-se a lugar. a) Onde: significa em que lugar. Com os verbos que não indicam movimento, usa-se onde. Ex: Onde você mora? Observação: Onde se refere a lugar e não, a tempo. É incorreto, pois, dizer-se: “É esse o momento onde você entra”, pois está falando de tempo. O correto é “É esse o momento quando (ou em que) você entra. b)Aonde: equivale a para qual lugar e emprega-se sempre com verbos que dão ideia de movimento, como ir e levar. Ex: Aonde Luís Augusto vai? 6. ABAIXO / A BAIXO: a) Abaixo: em local menos elevado; uma situação de

Relacionados