Riscos de saude em estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO: “OS RISCOS DE SAÚDE EM UMA ESTÉTICA”
ALUNA:
Muitas pessoas não se dão conta, mas ao frequentar salões de beleza, a chance de contrair doenças é grande, caso não seja observados cuidados relacionados com a higiene, quantidade máxima de produtos, e cuidados especiais com pessoas alérgicas, ou com contraindicações.
Quando se fala em objetos compartilhados a chance de adquirir umadoença é maior ainda. Clientes podem ser infectados por fungos, bactérias e ate mesmo vírus ao fazer a unhas, maquiagens ao cuidar dos cabelos.
A manicure tem um papel importante no salão de beleza. Além de muitas mulheres diariamente incluir o ato semanalmente em sua vaidade, cada vez mais cresce o numero de homens procurando a boa higiene. Sendo um papel importante no salão, é um dos maisperigosos na área de risco a doenças. Muitas pessoas não sabem, ou não se importam, mas essa é uma grande forma de transmissão de hepatite B e C. Ao fazer as unhas pode-se haver um sangramento com a retirada do famoso bife, uma gota de sangue tem uma quantidade enorme de vírus, e com o uso incorreto dos matérias de trabalho o vírus é transmitido para outras pessoas. A transmissão ocorre através do contatocom sangue contaminado (transfusão, seringas, agulhas e materiais cortantes infectados) e através de relação sexual desprotegida. O vírus da hepatite B é 100 vezes mais contagioso que o HIV. A única maneira de diminuir o risco de infecção de hepatite C é através dos cuidados e normas de biossegurança. Já para hepatite B existe vacina. Essa vacina é fornecida de graça pelo SUS para grupos derisco: profissionais de saúde, manicures, pacientes com AIDS, carcereiros etc.
CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS:
o lavar as mãos antes e depois de cada sessão
o usar luvas e lixas descartáveis
o lavar alicates e espátulas com água corrente e sabão logo após o uso
o secar e colocar os materiais em embalagem adequada para esterilização
o esterilizar em auto-claves ou estufas
o deixar o material naestufa por 1 hora na temperatura de 170 graus
o a estufa não pode ser aberta durante a esterilização
o fornos elétricos ou equipamentos com lâmpada ultravioleta não esterilizam os materiais de metal
o montar um kit pessoal. Essa é a forma mais segura de não contaminar doenças.
Imagem 1: materiais de uso individual.
Cada vez mais as mulheres se preocupam com a aparência dos cabelos,procurando sempre a perfeição na cor, no comprimento, e no efeito liso que é sempre um sonho. Uma grande solução para o tal efeito tão desejado é o uso do formol em produtos de alisamento, que são conhecidos por variados nomes, entre eles, escova progressiva, escova inteligente, selagem dos fios, entre muitos outros. A composição é a mesma, em alguns a quantidade de formol é mais alta e em outros o formolé substituído por outro produto. No Brasil, o formol é um grande aliado das cabeleireiras, que para melhores resultados nos clientes chegam a acrescentar por conta própria mais formol na composição sem saber os riscos que podem sofrer, podendo assim devido o uso incorreto. O formol é um perigo pois é um composto líquido altamente tóxico, originalmente utilizado como antisséptico e desinfetante.Os riscos causados pelo formol são enormes e, segundo a dermatologista Denise Steiner, a medida que o formol entra em contato com o couro cabeludo o organismo pode absorver a substância e fixá-la em qualquer órgão do corpo humano, o que pode causar graves complicações. Quando em contato com a pele, o formol pode causar reações alérgicas graves, queimaduras, irritação, vermelhidão, dor eendurecimento da pele, que é responsável pela rigidez e perda de sensibilidade do local exposto. Em contato com os olhos causa desde irritação leve até a danos irreversíveis na visão. A inalação do formol é extremamente agressiva para o organismo, podendo causar câncer no aparelho respiratório, problemas na garganta, no nariz, tosse, ferimentos nas vias respiratórias, edemas pulmonares, pneumonia e até...
tracking img