Riscos biologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOSSEGURANÇA HOSPITALAR: A CAMINHO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Paulo Starling
Co-coordenador do Curso de Especialização em Biossegurança em Instituições de Saúde do IPEC/FIOCRUZ Núcleo de Saúde do Trabalhador do IEISS/SES-RJ Mestre em Saúde Trabalho e Ambiente CESTEH/ENSP/FIOCRUZ

paulosb1@brfree.com.br

BIOSSEGURANÇA
Biossegurança Legal Lei 8974/1995 - M.C.T. - Trata do uso dastécnicas de engenharia Genética dos OGM´S Decreto 1752/95 cria a CTNBio - Regulação, controle e fiscalização dos OGM´S - CIBio´s (Caso da Fiocruz)

BIOSSEGURANÇA
Biossegurança Praticada - Programas de Biossegurança em Instituições de Saúde em geral
CONCEITO. Comissão de Biosseg./Fiocruz (Valle&Teixeira, 1996)

Conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos;Inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços; Riscos que podem comprometer a saúde do homem (Biopsicossocial), dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”.

INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
(Geral, Ensino, Pesquisa, Especialidades...)
VIDA NO AMBIENTE HOSPITALAR
(Trabalhadores de Saúde, Pacientes e Visitantes)

Umcomplexo Biosicossocial que envolve emoções, sentimentos, fantasias, desejos e expectativas, portanto deve ser visto globalmente.

EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO TRABALHO
O trabalho é uma atividade tão específica do homem que funciona como fonte de construção, satisfação, riqueza, bens materiais e serviços úteis à sociedade humana. Entretanto, o trabalho também pode significar escravidão, exploração,sofrimento, doença e morte. (Machado, A.C.S.; Cruz, D.D. & Aguiar, W.M. 1998)

DIMENSÕES DOS RISCOS NO AMBIENTE HOSPITALAR
Variado elenco de Riscos:

Biológicos, Químicos, Físicos, Ergonômicos, Psicossociais e de Acidentes
A análise dos acidentes, doenças ocupacionais, licenças e outras questões associadas ao: Processo, Organização e Condições de Trabalho Demanda uma abordageminterdisciplinar e a participação de uma equipe multidisciplinar no manejo destes problemas (Starling, 2003)

INSTITUIÇÕES HOSPITALARES
O HOSPITAL
Presta serviços específicos à população em geral; Variedade de ações que expõe seus trabalhadores: - Destaca-se a exposição a doenças infecciosas (contato direto com pacientes e/ou artigos e equipamentos contaminados com material orgânico).

DIVERSIDADES DESERVIÇOS: - Administrativos, lavanderia, refeitório, manutenção, caldeiras,
transporte, almoxarifado, laboratório, centro cirúrgico, raio X, isolamento, UTI, etc., impõe uma antecipada tomada de posição face a possibilidade de ocorrência de acidentes e doenças (Starling, 2000).

ALGUMAS FERRAMENTAS DA BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE
LEIS E NORMAS

NBR`S 7500/2000 Simbol. Riscos (ABNT)ISO´S/ACREDITAÇÃO (QUALIDADE) RDC50/2002, 33/2003, 306/2004 (ANVISA) 283/2001, 358/2005 (CONAMA) NUAPSS/2002 (SES-RJ) CTNBio/1995, CTBio&CIBio/Fiocruz

8080/1990 (M.S) CCIH MANUAIS/POP´S NR`s - NR32 (M.Tb) CNEN EPI´S/EPC´S

EDUCAÇÃO (CONTINUADA)

BIOSSEGURANÇA

ÉTICA CULTURA

PROCESSO, ORGANIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO

RISCOS NA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE
⇒Exposição à material biológico; Exigência cadavez maior de desempenho, não pagamento de 13 salário, férias, PCCS, condições de trabalho precária, terceirização; Riscos sociais (distância do trabalho, violência, ameaças, proximidade com conflitos armados...); Organização do trabalho: plantões de 24hs, 12 por 36hs que por vezes se desdobram por contingências do serviço, salários, múltiplos empregos; Pressões de toda ordem que elevam o nível deESTRESSE com repercussões no SONO, METABOLISMO... Rotina desgastante com múltiplas atividades; Deficiências de Infraestrutura - arranjo físico.
º

Alta incidência de acidentes e doenças entre profissionais de saúde; Acidente com material biológico, LER, doenças cardiovasculares, osteomusculares, exposição á vírus e bactérias, estresse, alcoolismo, tabagismo, uso de drogas...

ALGUMAS...
tracking img