Risco x retorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS





TRABALHO DE MERCADO FINANCEIRO
Risco Retorno e Risco das Instituições Financeiras
Professor: Fernando de Sá Pinto




Sabrina Fernandes Coelho
Matheus Zani Minucci








SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP
2012

SUMÁRIO
RESUMO 03
1. RISCO E RETORNO 04
2. TIPOS DERISCOS 07
2.1. Derivativos 11
2.2. Mercados futuros 13
3. RISCO VERSUS RETORNO ESPERADOS 14
4. RISCO: DEFINIÇÕES, TIPOS, MEDIÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA SEU GERENCIAMENTO 16
4.1. Definições 16
4.2. Tipos de riscos 16
4.3. Riscos de mercado 16
4.4. Riscos de crédito 17
4.5. Riscos de liquidez 17
4.6. Risco operacional 18
4.7. Risco legal 18
4.8. Risco por fator humano 19
5.METODOLOGIAS PARA CÁLCULO DO RISCO 20
BIBLIOGRAFIA 21


RESUMO
Risco Economico pode ser definido como a incerteza associada aos retornos esperados. Não há como evitar o risco, portanto deve-se administrá-lo.
O risco é retratado na área financeira, como sendo a variância ou o desvio em relação a uma média. Atualmente, o conceito de risco é utilizado diariamente na maioria das operaçõesfinanceiras.
O risco em seu sentido fundamental pode ser definido como a possibilidade de prejuízos financeiros. E o risco de um investimento está ligado à probabilidade de se ganhar menos que o esperado.
O risco, no mercado financeiro, pode ser conceitualmente dividido em dois tipos básicos: risco diversificável também conhecido por risco não-sistemático e risco não diversificável: também conhecidopor risco sistemático.
A gestão de riscos é considerada um instrumento essencial para a otimização do uso do capital e a seleção das melhores oportunidades de negócios, visando obter a melhor relação Risco x Retorno para os investidores.
Em regra geral, o nível de rentabilidade está associado ao nível de risco e quanto maior o risco aceito pelo investidor maior deve ser a rentabilidade potencialdeste investimento. Naturalmente, algumas aplicações envolvem maior risco.
O investidor somente deve aplicar seu dinheiro num investimento quando conseguir entender o nível de risco que está assumindo. Não existe de fato investimento sem risco, embora o mercado até trabalhe com algumas taxas como se elas não tivessem risco algum, caso dos títulos do Tesouro norte-americano, e da caderneta depoupança no Brasil.
Portanto, podemos citar que existem três conceitos importantes sobre investimento no mercado financeiro, que são: RETORNO, INCERTEZA e RISCO.
Sendo assim, o retorno pode ser entendido como apreciação de capital ao final do horizonte de investimento. Infelizmente, existem incertezas associadas ao retorno que efetivamente são obtidos ao final do período de investimento. Equalquer medida numérica dessa incerteza pode ser chamada de risco.

1. RISCO E RETORNO
A relação risco versus retorno pode ser considerada "o teste da noite bem dormida". Dizemos isso porque a mais importante decisão de investimentos que você faz é escolher o nível de risco que você está disposto a correr estando confortável com as flutuações de curto prazo deste investimento.
O risco estáassociado ao grau de incerteza sobre o investimento no futuro. Quanto maior o grau de incerteza, maior o risco e maior o retorno esperado e vice-versa. Todo investidor deve escolher suas aplicações entre o menor risco possível e o maior retorno possível. Esta possibilidade de escolhas está representada no gráfico abaixo.
O risco e o retorno associados a qualquer tipo de investimento são as duas facesda mesma moeda. Quanto maior a ambição por rentabilidades elevadas tiver maior será o nível de risco que terá de aceitar.
Uma coisa com que tanto os investidores como os especuladores têm de lidar constantemente é a necessidade de equilibrar o risco e o retorno. Como regra geral, quanto maior o risco associado a um investimento, maior será o retorno que se pode conseguir. Apesar de isto ser...
tracking img