Rio tiete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


História ...........................................................................................................................2

Características Físicas E Territoriais ..............................................................................4

Sistema De Abastecimento Da Região Metropolitana De São Paulo (Rmsp) ...............6

Caracterização Hidrológica Da Bacia DoAlto Tietê .......................................................8

Obras De Engenharia Ao Longo Do Rio Tiete .............................................................12

Hidroelétricas Do Médio E Baixo Tietê .........................................................................15























HISTÓRIA

Este rio teve uma grande importância nahistória do país, pois serviu de rota para os bandeirantes, no século XVIII. Estes aventureiros, que ampliaram o território brasileiro, usavam o Tietê para chegar ao interior do estado de São Paulo, atingindo a região de Mato Grosso. Durante o percurso, os bandeirantes fundaram diversas cidades.
O Rio Tietê foi o primeiro caminho de penetração para o interior de São Paulo, já no primeiro século decolonização, como acesso ao interior para aventureiros, ambicionando ouro e pedras preciosas e, posteriormente com as monções, apesar das dificuldades de navegação que apresentava, ao longo do seu curso, com corredeiras e quedas que forçavam o seu contorno por meio do desembarque das canoas.
Por volta de 1720, caminho consolidado para as minas de ouro do sertão de Goiás e Mato Grosso, o rio Tietêvia crescer a sua navegação, não só com o crescente número de aventureiros, como por expedições governamentais, organizadas pelo Capitão General da Capitania de São Paulo, D. Luiz Antonio de Sousa Botelho e Mourão, o Morgado de Mateus (1 765 - 1 775), o qual se achava empenhado em alargar e consolidar as fronteiras, povoando as terras além da atual cidade de Itu, as quais, pelo Tratado deTordesilhas tinham pertencido à Espanha ( 1 493 - 1 640 ) .
O Tietê foi o "instrumento máximo de penetração do Brasil sul ocidental", segundo Afonso de E.Taunay e, de acordo com Basílio de Magalhães : "de suas margens partiu o movimento conquistador do todo o Sul, do Centro e do Oeste, ondulando-se, propagando-se seus efeitos por todo o sertão do Norte e do extremo Norte, em ajuda propícia eindispensável à irradiação dos criadores. " Esta era a grande estrada aberta para manter o terreno conquistado e, para tanto, o Morgado de Mateus concedeu sesmarias , fundou núcleos de povoação, etc., basicamente em suas margens. Com este intuito, fundou Nossa Senhora dos Prazeres do Iguatemi, um presídio, em 1 770 , destruído em 1 777 pelos espanhóis, vindos do Paraguai, bem como surgiram, a partir daí, edentre outras, Itu, Constituição (atual Piracicaba), Pirapora do Curuçá (atual Tietê), Araraquara, Tatui, Lençóis, Botucatu, Ararytaguaba (atual Porto Feliz) .
Até início do século 19 esta via de penetração esteve ativa, quando começou a declinar, face às facilidades apresentadas pelos caminhos de terra, mais curtos e possibilitando o transporte de cargas em lombo de mulas bem como a mudança derota , já com o advento da navegação a vapor, adotando-se a subida dos rios Paraná e Paraguai, foi encerrado o período áureo do rio Tietê como " estrada do sertão. "
O advento das ferrovias em São Paulo, em 1 867, com seu rápido desenvolvimento pelo interior paulista, veio comprometer, ainda mais, a navegação fluvial do rio Tietê, que contava, por volta de 1890, com cerca de apenas 222 km.navegáveis, a montante e a jusante de São Paulo, que vinha definhando, para praticamente cessar por volta de 1920. Após vários planos de navegação, elaborados nos últimos anos, finalmente, ha pouco tempo o rio Tietê passou a ser navegável em toda a sua extensão, graças às eclusas construídas nos locais dos antigos obstáculos.
Nas épocas seguintes, foi muito utilizado para a navegação e até mesmo...
tracking img