Rio doce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Está confirmada a previsão. Existe apenas areia em lugar de água em alguns trechos do leito do Rio Doce no Espírito Santo. Ele é o mais importante do Estado pela extensão de sua bacia e volume. Aintermitência do rio já ocorre de Colatina a sua foz, em Regência. Há um ano e meio foi registrada a vazão de 150 metros cúbicos por segundo, a menor de todos os tempos. A situação é alarmante e semperspectivas de melhora. A recuperação do rio só é possível com um diagnóstico aprofundado de sua situação e um programa a ser imediatamente executado.

Há 30 anos o professor Robson Sarmento vemalertando para a morte do Rio Doce. Como também o fez o cientista Augusto Ruschi. Eles apontaram os fatores desta destruição e exigiram providências corretivas. Clamaram em vão. Mas o quadro ainda éreversível, como diz o professor Sarmento. O que pode ser um alento e um convite aos técnicos, aos políticos e, à comunidade, para a luta.

Robson Sarmento se doutorou na Inglaterra em 1979 e ensina noprograma de mestrado em engenharia ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É um dos mais antigos estudiosos dos nossos recursos hídricos - da água - como prefere definir.

"O RioDoce está morrendo?", quis saber o repórter. "Se está? É só olhar para ele", afirmou o professor. Na entrevista, nesta quinta-feira (11), ele assinalou que a história das vazões do rio nunca registroumenos de 200 metros cúbicos por segundo. E afirmou que há um ano e meio ela chegou a 150 metros cúbicos por segundo.

Se este é um indicativo forte de que a quantidade de água no rio está sereduzindo isto não significa que a água na bacia esteja diminuindo. A água pode não estar sendo bem usada. A culpa pela redução da água no rio não é das secas, que são tão naturais quanto as enchentes.Ocorre que não nos preparamos para a gestão das águas. O Espírito Santo tem de ter um plano diretor de águas, defende Robson Sarmento.

Sua elaboração é uma tarefa multiprofissional, que exige um...
tracking img