Rio amazonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Informações sobre o rio Amazonas

No território brasileiro, este grande e importante rio desce de 65m de altitude, em Benjamin Constant, dirigindo-se ao oceano depois de uma trajetóriasuperior a 3.000 km.

O curso médio deste imenso rio vai do Pongo de Manseriche (Peru) até a cidade de Óbidos (Brasil), por volta de 1.000 km da foz, local onde já se nota os efeitos iniciais dasmarés.
Os países que são banhados diretamente pelo rio Amazonas são: Peru, Colômbia e Brasil. Em suas bacias estão: Bolívia, Equador, Venezuela (apenas alguns trechos) e Guiana. No Peru, este riorecebe os seguintes nomes: Tunguragua (em sua parte superior) e Maraftón (até a foz do Ucayali). No Brasil, situado entre as bocas dos rios Javari e Negro, é conhecido pelo nome de Solimões.

OAmazonas é o segundo rio mais extenso da Terra. Sua extensão é de 5.825 km. Perde para o Mississipi-Missouri (6.418 km) se considerarmos como o seu principal formador o Missouri, caso contrário, ficasomente atrás do rio Nilo (7.400 km) que é realmente mais extenso que o Amazonas.

O Amazonas recebe os seguintes afluentes: Tapajós, Xingu, Paru e Jari. Estima-se que o Amazonas mande umadescarga equivalente a 11% de toda a massa de águas continentais para o oceano. Nas águas baixas, tem uma imensa largura que é camuflada por muitas ilhas, que dividem o rio em braços chamados paranás.Suas águas são constantemente navegadas por navios de alto mar, numa distância de 3.700 km (desde a embocadura até a cidade de Iqijitos). Entre a enorme quantidade de afluentes que recebe, osmais importantes da margem direita são: Huallaga, Ucayali (Peru); Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu (Brasil). Através de sua margem esquerda recebe: Pastaza, Napo (Peru); Içá, Japurá,Negro, Trombetas, Paru e Jari (Brasil).
Este importante rio possui muitos fenômenos naturais, como, por exemplo, a conhecida pororoca (que é o encontro violento das águas do rio com as do...
tracking img