Rins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS DO RIM: O aparelho é formado por: dois rins; dois ureteres; uma bexiga e; uma uretra.

ANATOMIA MACROSCÓPICA: Cada rim possui a forma de um grão de feijão com duas faces (anterior e posterior), duas bordas (medial e lateral) e dois pólos ou extremidades (superior e inferior). Hilo: é uma fissura ou depressão numa víscera, especialmente no baço, pulmão, rim ou ovário, pela qualentram e saem os elementos vasculares, nervosos e linfáticos. Ureter: é um tubo que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é propelir a urina do rim até à bexiga. Cápsula Renal: uma fina membrana externa que ajuda a proteger o rim. Córtex Renal: região externa, de cor mais clara. Medula Renal: região interna, mais escura, de cor marrom-avermelhada. Papila Renal:as saliências formadas pelos vértices das pirâmides medulares, sendo cada uma dela perfurada por 10 a 25 orifícios (área crivosa). É a região do rim responsável pela produção da medulipina. Ductos Coletores: é por onde a urina escoa. Pelve Renal: uma cavidade lisa, em forma de funil, que coleta a urina para dentro dos ureteres. Ureter:

VASCULARIZAÇÃO (SUPRIMENTO SANGUÍNEO: Os rins sãosupridos pela artéria renal, que se origina da aorta. A artéria renal divide-se no hilo em um ramo anterior e um ramo posterior. Estes, dividem-se em várias artérias segmentares que irão irrigar vários segmentos do rim. Essas artérias, por sua vez, dão origem às artérias interlobares, que na junção cortiço-medular dividem-se para formar as artérias arqueadas e posteriormente as artérias interlobulares.Dessas artérias surgem as arteríolas aferentes, as quais sofrem divisão formando os capilares dos glomérulos, que em seguida, confluem-se para formar a arteríola eferente. A arteríola eferente dá origem aos capilares peritubulares a às arteríolas retas, responsáveis pelo suprimento arterial da medula renal. A drenagem venosa costuma seguir paralelamente o trajeto do sistema arterial. O sangue docórtex drena para as veias arqueadas e destas para as veias interlobares, segmentares, veia renal e finalmente veia cava inferior. No córtex há numerosos linfáticos que drenam para a cápsula ou junção córtico-medular. Na medula, os linfáticos correm do ápice das pirâmides para a junção córtico-medular, onde formam linfáticos arqueados que acompanham os vasos sanguíneos até o hilo para drenar emlinfonodos para-aórticos.
LOCALIZAÇÃO: Em humanos, os rins estão localizados na região posterior do abdomen, atrás do peritoneo, motivo pelo qual são chamados de órgãos retroperitoneais. Existe um rim em cada lado da coluna; o direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Em cima de cada rim encontramos a glândula supra-renal. Os rins estão aproximadamente no mesmo nível queas vértebras T12 a L3, sendo que o rim direito localiza-se um pouco mais inferiormente que o esquerdo. O pólo superior de cada rim está encostado na décima primeira e décima segunda costelas e ambos encontram-se envoltos por um coxim de gordura, com finalidade de proteção mecânica.
FUNÇÕES DOS RINS: Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, com as outras partes do sistema atuando,principalmente, como vias de passagem e áreas de armazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem: Regulação da composição iônica do sangue; Manutenção da osmolaridade do sangue; Regulação do volume sangüíneo; Regulação da pressão arterial; Regulação do pH do sangue;Liberação de hormônios; Regulação do nível de glicose no sangue; Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
PRODUÇÃO DE URINA E OS PROCESSOS: Filtração Glomerular: A primeira fase da produção de urina realiza-se nos corpúsculos renais, aos quais chega cerca de 20 a 25% do sangue bombeado pelo coração, sensivelmente 1 200 ml por minuto. É um processo de filtração que se inicia no plasma sanguíneo,...
tracking img