Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muito se tem falado e escrito sobre a aprendizagem, de como a escola deve ter por objetivo a construção de cidadãos críticos e que pode ser a única responsável pela aprendizagem do aluno. Antes de se buscar os responsáveis pelos fracassos no processo de aprendizagem é preciso compreender sobre alguns significados.

Acreditando que aprendizagem é um “processo complexo e é influenciado porvários fatores, interno e externo, individual e social’ (Netto, 2002, p. 9), por ser complexo está sujeito a vários problemas que, me angustiam, e por ser uma futura pedagoga busco entendê-los.

Vygotsky e Piaget consideram o conhecimento como uma construção individual, para Vygotsky toda construção é mediada pelos fatores externos sociais. Isto é, o professor e as escolas modelam ou explicam oconhecimento da sua maneira com um conhecimento que já possui. Dessa forma, a criança constrói o seu próprio conhecimento interno a partir do que é oferecido. A criança não inventa, mas imita , copia o que está socialmente exposto e a disposição. Assim como os processos internos ao indivíduo são extremamente importantes para uma aprendizagem de qualidade, as interações sociais têm sido apontada pelaliteratura como um fator essencial para o aprender.

Para Vygotsky (1998), a aprendizagem não começa na escola, toda situação de aprendizagem escolar começa sempre com uma história de aprendizagem prévia. Tanto para Piaget como para Vygotsky, o ambiente da sala de aula requer interação social, embora por circunstâncias distintas. O ambiente social é a fonte de modelos dos quais as construçõesdevem se aproximar. É a fonte do conhecimento socialmente construído que servem de modelo as construções do individuo.

O fracasso na escolar é, sem dúvida, um dos mais graves problemas com o qual as escolas vêm convivendo há muitos anos. Sabe-se que tal situação se evidencia praticamente em todos os níveis do ensino do país, porém, ocorre com maior freqüência nos primeiros anos daescolarização. Dentre os inúmeros fatores relacionados ao fracasso escolar está às dificuldades de aprendizagem, sério problema na nossa educação. Em quase todas as salas de aula das escolas públicas do ensino fundamental encontram- se crianças com dificuldades de aprendizagem em escrita, de interpretação, ou desmotivadas com o ensino. Tudo isso porque parte do que é ensinado é descontextualizado da suarealidade.


Anúncios Google

Uma das discussões entre os educadores é delimitar ou ampliar o verdadeiro papel da escola em relação à aprendizagem. Assim nos questionamos? O papel da escola deve ser exclusivamente seletivo e propedêutico? O que ensinamos e o que pretendemos que nossos alunos aprendam? Estas são questões que merecem reflexão por parte do educador. A prática desenvolvida em sala deaula vai possibilitar ao aluno apreender os conteúdos ensinados? Para isso é necessário compreender o significado de ensinar, aprender e apreender.



Ensinar: um conceito abstrato ou uma ação concreta?



O conceito de ensinar presente entre os professores é que “ensinar é apresentar ou explicar o conteúdo numa exposição, daí a busca por técnicas de exposição ou oratória, comosendo o elemento essencial para a competência docente” (Anastasiou, 1998). Acredito ser uma concepção errônea, pois com tais métodos o aluno recebe informações sem compreendê-las, é um sujeito passivo, uma vez que, não dialoga, não interroga e não discute o conteúdo apresentado.

No processo de aprendizagem ocorrem as relações interativas em sala de aula, as relações que se estabelecem entre osprofessores, os alunos e os conteúdos de aprendizagem, mas a questão é: qual a participação do aluno no processo da aprendizagem? “a perspectiva denominada tradicional atribui aos professores o papel de transmissores de dados obtidos”. (Zabala, 1998, p. 89). O professor é o mestre do saber e o aluno por sua vez, deve interiorizar o conhecimento apresentado, esta concepção consiste na reprodução...
tracking img